
Charlie Kirk, ativista aliado do presidente Donald Trump, morreu vítima de um atentado a tiro durante um debate com alunos de uma universidade do estado de Utah, no oeste do país.
Um vídeo mostra o momento em que Kirk é baleado no pescoço. Após ser atingido pelo disparo, ele cai no chão e milhares de pessoas começam a correr para sair do local. Enquanto isso, as pessoas próximas ao ativista tentam salvá-lo. Antes de ser baleado, o ativista respondia uma pergunta sobre tiroteios em massa no país.
Kirk foi levado às pressas para o hospital, mas não resistiu ao ferimento. A morte foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O autor do disparo, que estava em um prédio a 180 metros do local onde a vítima discursava, fugiu. A polícia americana em conjunto com o FBI iniciaram uma caçada para encontrar o suspeito.
Donald Trump declarou luto pela morte de Kirk até o próximo domingo (14) no país. O presidente disse que é um ‘momento sombrio para a América’ e acusou a esquerda da morte do ativista.
Quem foi Charlie Kirk?
Charlie Kirk era o líder do Turning Point, principal grupo conservador jovem dos Estados Unidos. A organização costuma promover debates nas universidades americanas com viés conservador.
Além disso, Kirk era apoiador do presidente Donald Trump. Ele foi um dos entusiastas da invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Durante a pandemia da Covid, pagou por anúncios nas redes sociais com informações falsas sobre a vacinação contra a doença. Ele também era um negacionista das mudanças climáticas.