Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Vídeo mostra fuga de criminosos durante operação contra o Comando Vermelho no RJ

Um vídeo obtido com exclusividade pelo jornalismo do Grupo Bandeirantes mostra bandidos em fuga sendo monitorados por drones durante uma megaoperação, deflagrada nesta terça-feira (28), para combater a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho

A ofensiva é realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, e tenta cumprir 160 mandados de prisão.

Nas imagens, é possível ver os bandidos entrando em uma área de mata. Alguns deles aparecem vestindo roupas escuras e outros com roupas comuns agindo como se fossem policiais, armados e com coletes a prova de bala. 

Até o momento, segundo a Polícia Civil, 18 suspeitos morreram e 56 criminosos foram presos, além de diversas armas e rádios comunicadores apreendidos. 

Além disso, também há confirmação de quem um policial civil morreu durante a megaoperação. 

Três pessoas foram baleadas - uma mulher atingida dentro de uma academia e um morador em situação de rua, ambos no Getúlio Vargas, além de um policial do Bope ferido de raspão. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas.

Veja o balanço mais recente da operação Contenção: 

  • Uma pessoa em situação de rua baleada;
  • Uma mulher que estava na academia foi baleada;
  • Um PM do Bope baleado de raspão;
  • 18 bandidos mortos;
  • Um policial civil morto;
  • 56 presos;
  • 31 fuzis apreendidos
  • 45 escolas municipais fechadas, sendo 28 no Alemão e 17 na Penha;
  • 12 linhas de ônibus desviadas do Alemão e da Penha.

“A operação, que também conta com promotores do Ministério Público Estadual, foi deflagrada a partir de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE)”, informou a Polícia Civil em nota. 

“A ação visa capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados e combater a expansão territorial do Comando Vermelho. Os dois complexos abrigam 26 comunidades”, acrescentou. 

Desde as primeiras horas da manhã, moradores relatam intensos tiroteios. Criminosos incendiaram barricadas em diferentes acessos às comunidades, dificultando a entrada das forças de segurança.

Além de aparato tecnológico, como drones, a Operação Contenção conta com dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse o governador Cláudio Castro.

Devido à operação, 45 escolas municipais foram fechadas - 28 no Complexo do Alemão e 17 na Penha - afetando o funcionamento das unidades e o atendimento a milhares de alunos. Além disso, 12 linhas de ônibus foram desviadas nos dois complexos, impactando o transporte público local.

Além do Rio de Janeiro, a Operação Contenção ocorre em outros sete estados: Pará, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Amazonas e Goiás.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com André Costa
Frenéticas - Dancin' Days
Carregando... - Carregando...