As unidades de saúde de Ribeirão Preto intensificaram as ações do Janeiro Roxo, campanha nacional de conscientização sobre a Hanseníase. A programação envolve capacitação de profissionais, atividades educativas e ampliação da busca ativa por casos suspeitos, com aplicação de questionários de sinais e sintomas.
Na USF Dr. Luiz Gonzaga Olivério, no Jardim Heitor Rigon, recebe, na quinta-feira (15), às 14h, representantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), que promovem uma roda de conversa voltada à capacitação e sensibilização dos profissionais.
Já na USF Ernesto Che Guevara, no Jardim Maria Casagrande Lopes, os questionários estão sendo aplicados na sala de espera e em visitas domiciliares. Na próxima sexta-feira (16), a equipe também fará a ação com idosos atendidos na Casa de Nazaré, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social.
Na USF Dr. Álvaro de Oliveira Paiva, no Jardim Paiva, a intensificação ocorre na sala de coleta, na recepção e nas visitas domiciliares dos agentes comunitários, além da divulgação de informações por meio de banners e cartazes.
A UBS Oswaldo Cruz, na Vila Mariana, reforça a busca ativa, a aplicação de questionários e a orientação individual durante os atendimentos. Medidas semelhantes também foram adotadas na USF Dr. Alberto Raul Martinez, na Estação do Alto, que instalou mural informativo e ampliou as abordagens aos usuários.
Na USF Dr. Luís Carlos Raya, na Fazenda da Barra, representantes do Morhan participam de encontro com a comunidade no dia 21, às 9h, com palestra sobre estigma, cura e acompanhamento após o tratamento. Ao longo do mês, a unidade também intensifica a aplicação de questionários, inclusive durante visitas domiciliares.
O objetivo das ações é ampliar o diagnóstico precoce da hanseníase, reduzir a transmissão e combater o preconceito ainda associado à doença.