Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Última semana do verão tem alerta de temporais e calor intenso no Brasil
ANDRÉ ROMEU/GOVERNO DO MATO GROSSO

A última semana do verão começa com tempo quente e abafado em todo o país, mas com alerta para a chegada de fortes instabilidades. Nesta terça-feira (17), o deslocamento de correntes de ar reorganiza o tempo no Sul, espalhando temporais com potencial para raios, rajadas de vento e queda de granizo isolado no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina e do Paraná.

O cenário de instabilidade se estende para áreas de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, além de atingir grande parte das regiões Norte e Nordeste. De acordo com as informações meteorológicas do Jornal da Band, a circulação de ventos em diferentes camadas da atmosfera é responsável por intensificar esses episódios, especialmente onde a atmosfera segue bastante aquecida.

Predomínio de sol em áreas isoladas

Apesar do alerta de tempestades em boa parte do território nacional, algumas áreas manterão o predomínio de sol e tempo firme ao longo desta terça-feira. O destaque para o calor e a ausência de chuva imediata ocorre no leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em trechos do Espírito Santo e da Bahia.

No entanto, a manutenção do fluxo de umidade deve alterar esse panorama até o fim de semana. A previsão indica que as pancadas de chuva devem retornar gradualmente a diversos pontos do Sudeste e se espalhar com maior intensidade pelo interior do Nordeste nos próximos dias.

Capital paulista e o início do outono

Na cidade de São Paulo, a terça-feira será marcada pelo tempo abafado. Embora o sol predomine na maior parte do dia, a tarde pode registrar pancadas de chuva isoladas, com máxima de 31°C. A quarta-feira segue o mesmo padrão, com calor intenso e possibilidade de raios e trovoadas no período vespertino.

O último dia do verão, na quinta-feira, mantém as altas temperaturas, com mínima de 17°C e máxima de 29°C. A mudança mais significativa ocorre na sexta-feira, com o início do outono. A nova estação começa com chuvas ganhando força na capital paulista, potencial para precipitações localmente fortes e queda na temperatura máxima, que não deve ultrapassar os 27°C.

Previsão para as principais capitais

As condições climáticas variam significativamente entre as capitais brasileiras nesta terça-feira:

Porto Alegre: O tempo segue instável, com as pancadas de chuva ganhando força a partir da tarde. Há risco de chuva forte, raios e vento, com máxima de 34°C.

Belo Horizonte: Instabilidade aumenta à tarde, com risco de chuva forte e raios. A temperatura máxima prevista é de 29°C.

Brasília: Alerta para temporais com raios a partir da tarde, com acumulado esperado de 30 milímetros e máxima de 26°C.

Palmas: A capital do Tocantins tem previsão de pancadas de chuva ao longo de todo o dia, com alerta de temporais e máxima de 28°C.

Recife: A capital pernambucana registra calor intenso, com os termômetros chegando aos 31°C.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Manhã Melody com Programação Melody
Tim Maia & Gal Costa - Um Dia De Domingo
Carregando... - Carregando...