
Yhudy Lima, filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile, segue em recuperação após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor ósseo no osso parietal, parte da calota craniana. Em vídeo compartilhado nas redes sociais nesta quinta-feira (25), o cantor afirmou que está tudo bem com o menino de 14 anos e que só descobriu a condição quando ele reclamou de dores ao cortar o cabelo.
"Estávamos cortando o cabelo e ele disse que estava com uma dor na cabeça. O barbeiro, que estava cortando o cabelo, disse que ele não deixava nem passar o pente na cabeça", contou Wesley Safadão.
O pai então viu que o filho estava apenas com um caroço na cabeça e, por isso, decidiu levá-lo ao hospital. "Ele fez até petiscam [exame para encontrar tumores no corpo] para verificar e não deu nada, era localizado. E deu essa doença, esse tumor, localizado na cabeça. A cirurgia foi feita da melhor forma possível, umas três horas de cirurgia", disse.
Segundo o médico Jorge Abissamra Filho, coordenador de oncologia do Hospital Santa Clara, a condição de Yhudy Lima é rara, mas, quando ocorre, é geralmente benigna. "A maioria dos tumores é benigno, como osteomas, osteoblastomas ou hemangiomas ósseos. Eles podem aparecer em crianças, mas são raros", diz, ao Band.com.br.
O que é um tumor ósseo parietal?
O tumor encontrado no crânio do filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile ocorreu em um dos ossos que compõem a calota craniana, localizado na parte superior e lateral da cabeça.
"É uma proliferação anormal de células nesse osso. A maioria é benigna, mas podem ocorrer casos malignos, mas são bem menos comuns, como osteossarcoma, condrossarcoma ou metástases de outros tumores", diz.
Quais os sintomas de um tumor ósseo parietal?
Os tumores ósseos primários têm sintomas que podem parecer comuns, como inchaço ou caroço palpável no couro cabeludo, dor local, cefaleia e alterações neurológicas.
O médico aponta que tumores benignos não oferecem risco à vida, apenas desconforto ou dor. "Já os malignos podem ser graves, pois crescem rápido e podem invadir estruturas intracranianas, além de serem associados a outros tumores, o que indica doença sistêmica", aponta.
Como tratar um tumor ósseo parietal?
Os tratamentos para um tumor como o de Yhudy Lima são simples. Muitas vezes basta observação com exames periódicos, mas, caso haja crescimento, pode ser feita a retirada cirúrgica do tumor.
Caso seja maligno, o médico aponta que é necessário um tratamento mais agressivo. "Uma cirurgia oncológica com margens de segurança, e em alguns casos quimioterapia ou radioterapia, dependendo do tipo histológico", diz.
Desenvolvimento ósseo pode ser fator de risco para tumor
O médico Jorge Abissamra Filho aponta que o desenvolvimento ósseo na adolescência pode ser um dos fatores de risco para o tumor do filho de Wesley Safadão. "Pode estar ligado a alterações no desenvolvimento", indica.
Em casos de tumor maligno, o médico aponta outros fatores. "História prévia de radioterapia no crânio, doenças genéticas raras e até metástases de outros cânceres, como tumores de mama, pulmão, próstata e rim", diz.