
O leilão para a construção do túnel que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, acontece nesta sexta-feira (5), às 16h, na Bolsa de Valores, na capital paulista.
O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões, com aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O restante será coberto pela iniciativa privada. Dois grupos estrangeiros apresentaram propostas para participar do leilão para a construção do túnel: a espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil.
O projeto do túnel Santos–Guarujá prevê três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços.
A ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam cerca de 18 minutos por travessia, mas estão sujeitas a filas e variações de operação. Pela estrada, o deslocamento pode chegar a uma hora. Com o túnel, o trajeto será feito em até cinco minutos.
Diariamente, as travessias por embarcações transportam na região da Baixada Santista mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. A travessia funciona todos os dias da semana, 24h.
O projeto prevê a obra de 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados sob o leito do canal portuário.
Leilão do túnel Santos-Guarujá
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido entre os governos estadual e federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção.
Segundo o governo paulista, o contrato também estabelece contraprestação mensal de R$ 438,3 milhões, paga exclusivamente pelo estado de São Paulo durante 24 anos de concessão.
O valor final dessa contraprestação será definido no leilão, vencido pela empresa que oferecer o maior desconto em relação ao valor de referência. O contrato, com duração de 30 anos, contempla a construção, operação e manutenção do empreendimento.
Túnel Santos-Guarujá
O túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário.
Quando concluído, o túnel se tornará a principal via de ligação entre as duas cidades, que atualmente é feito por via terrestre, em um trajeto de 43 km pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, ou por meio de balsas. Com o túnel, a previsão é de que o tempo gasto nessa travessia deva cair para cerca de dois minutos.
Diferentemente dos túneis escavados em profundidade, como os de metrô, a obra será composta por módulos de concreto pré-moldados. Produzidos em uma doca seca, eles serão flutuados até o local e, em seguida, submersos e encaixados no leito do canal portuário com precisão milimétrica e reforço de camadas de lastro.