Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Sobe para sete o número de mortos após passagem de tornado no Paraná

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta terça-feira (11), mais uma morte relacionada ao tornado que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado. 

Ao todo, são sete mortes confirmadas no Paraná: seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.

Segundo a pasta, a vítima foi identificada como José Eronides de Almeida, de 70 anos. Ele faleceu no sábado pela manhã na Unidade de Saúde Central, após sofrer uma insuficiência cardíaca aguda. O homem não chegou a ser encaminhado para o sistema regulado. 

Conforme a Secretaria de Saúde, o caso foi enquadrado como estresse pós-trauma no contexto do tornado. 

Estado de saúde dos internados 

Dos 835 atendimentos em decorrência direta do desastre, 20 pessoas seguem internadas. Dos internamentos, 11 estão em Guarapuava: quatro no Hospital São Vicente de Paulo e sete no Hospital Santa Tereza. 

Outros seis pacientes estão em Laranjeiras do Sul: três no Hospital São Lucas e três no Instituto São José. No Hospital Universitário de Cascavel permanecem três pessoas.

Ventos de até 330 km/h

Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) a ocorrência de mais dois tornados no interior do Paraná durante as tempestades da noite de sexta-feira (7). 

Além de Rio Bonito do Iguaçu, os tornados aconteceram nas cidades de Turvo e Guarapuava. 

Conforme o Simepar, as condições atmosféricas - com grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura, - criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no estado.

Por volta das 18h, uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu, provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h

Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.

As análises foram realizadas a partir das imagens do radar meteorológico de Cascavel, observações com sobrevoo de um meteorologista do Simepar em Rio Bonito do Iguaçu e região, ao lado de engenheiros do Corpo de Bombeiros, e registros compartilhados pela população e veículos de comunicação.

Pelo menos 90% do município foi afetado pelo tornado, com a destruição de residências e prédios públicos. Ventos de mais de 250 quilômetros por hora atingiram a cidade de 14 mil habitantes, que fica no Centro-Sul paranaensee.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com JulimBrazil
Noel - Like A Child
Carregando... - Carregando...