
Mais de um mês após o tarifaço americano sobre produtos brasileiros, o setor de calçados já sente o impacto: exportações despencam, fábricas reduzem produção e empresas começam a demitir.
Em Três Coroas (RS), uma fábrica entrou com pedido de autofalência nesta segunda-feira, acumulando uma dívida de R$ 18 milhões. A empresa, que chegou a fabricar quase 4 mil pares por dia, demitiu 77 funcionários.
Exportações em queda: Competitividade afetada
A Abicalçados alerta que a sobretaxa nos Estados Unidos faz o calçado brasileiro perder competitividade frente à China. Em agosto, as exportações para os EUA tiveram queda de 17,6%, e 73% das empresas do setor registraram redução de faturamento.
A expectativa é que, nos próximos meses, o setor enfrente dificuldades ainda maiores, com cancelamentos de pedidos e impactos sobre o emprego.
Governo promete crédito, mas ajuda demora
O governo federal anunciou uma medida provisória com linha de crédito de R$ 40 bilhões, com juros subsidiados, destinada a exportadoras atingidas pelo tarifaço dos Estados Unidos. Embora o anúncio tenha sido feito, os financiamentos via BNDES só devem começar a ser liberados agora — mais de um mês após a imposição das tarifas.