
A sessão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi marcada, na tarde desta quarta-feira (15), por um tumulto generalizado que resultou em confronto entre a Guarda Municipal (GCM) e manifestantes.
A confusão aconteceu durante a votação de projetos municipais, incluindo um que tratava da concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Demae) à iniciativa privada. A Secretaria de Segurança abriu um inquérito para apurar o ocorrido.
O tumulto começou quando manifestantes foram impedidos de acessar a plenária e as galerias. O início da sessão foi precedido por intensa discussão entre vereadores da base e da oposição sobre o bloqueio da entrada do público.
Após a presidente da Casa, vereadora Comandante Nádia (PL), acionar um protocolo de segurança para conter o avanço dos manifestantes, a situação se agravou. Relatos indicam que a GCM utilizou gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar o grupo.
A vereadora Atena Roveda (PCdoB) precisou de atendimento no hospital de pronto-socorro, mas já recebeu alta. Além disso, alguns deputados estaduais que chegavam ao local relataram ter sido atingidos durante a ação da Guarda Municipal.
Suspensão da Sessão
Vereadores da oposição alegam que houve uso excessivo da força por parte da Guarda Municipal. O embate político se acentuou quando parlamentares da base do governo defenderam que a repressão foi uma resposta a uma suposta incitação do vereador Jonas Reis (PT) para que os manifestantes tentassem invadir a Casa.
Em nota, a presidente da Câmara afirmou que as medidas foram tomadas para garantir a segurança dos presentes. Ela informou que a sessão foi suspensa, reaberta para esclarecimentos, e o projeto referente ao Demae foi retirado da pauta do dia.
Em reação ao clima político, a vereadora Natasha Ferreira (PT), que preside a CPI sobre um possível desmonte do Demae, anunciou o cancelamento da sessão final da comissão, prevista para esta quinta-feira.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) também se manifestou, determinando a apuração completa dos fatos e garantindo que eventuais excessos serão tratados conforme o resultado da investigação.