
O STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol) marcou um julgamento que pode causar grandes mudanças na Série C e até paralisar a competição. O resultado da partida entre Guarani e Anápolis, disputada em julho, pode ser mudado porque o time goiano teve 12 jogadores em campo durante um lance. Isso pode afetar o rebaixamento e a distribuição dos grupos da 2ª fase.
Durante esse jogo entre Guarani e Anápolis, quando o time goiano já vencia por 2 a 0, um reserva entrou em campo, mas o jogador que devia sair não se retirou. O Guarani cobrou um escanteio e enfrentou 12 atletas naquele momento. Logo depois, o juiz tirou o jogador a mais. A partida ficou 2 a 0 para o Anápolis até o final.
Em julho, pouco depois do ocorrido, o Guarani se revoltou e entrou com um pedido para o STJD anular o jogo. Entendeu que houve um erro de direito do juiz e isso afetou o resultado da partida. Mas a ação ficou paralisada até agora. O julgamento só foi marcado nesta semana.
No último sábado (30), aconteceu a última rodada da primeira fase. O Guarani se classificou em 7º. O CSA foi rebaixado, com um ponto a menos que o Anápolis. E por isso o CSA entrou no caso, alegando que é uma parte interessada.
O que pode mudar?
Se o jogo realmente for anulado, o Anápolis terá que vencer de novo para evitar o rebaixamento. Caso empate ou perca, o CSA vai se salvar.
O resultado também pode mudar a 2ª fase. O Guarani vai para outro grupo se vencer por 2 gols de diferença ou se perder.
Por enquanto o Guarani está no grupo que tem a rival Ponte Preta, o Náutico e o Brusque.
O outro grupo tem Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta.
A Série C vai ser paralisada?
A CBF informou ao ge que, dependendo do resultado do julgamento, pode paralisar a competição. Atualmente os jogos estão marcados para o final de semana, inclusive um clássico entre Guarani e Ponte Preta - se o dérbi acontecer, terá transmissão da Band, do Band.com.br e do Bandplay.
Os ingressos de todas partidas já estão vendo vendidos. Mas tudo pode mudar pra que o caso seja resolvido de forma definitiva.
Que horas será o julgamento no STJD?
O STJD divulgou que o julgamento será na sexta (5), mas não estipulou um horário. As sessões começarão às 10h, mas o pedido do Guarani deve ser apenas o 7º analisado.