A Justiça de São Paulo aceitou um pedido da defesa do ex-jogador Robinho para reduzir sua pena em 69 dias. A decisão, baseada nos estudos que ele estaria realizando na prisão em Tremembé, foi debatida no Melhor da Tarde desta quinta-feira (6). A apresentadora Chris Flores se mostrou "assustada" com a notícia e questionou a viabilidade de tantos cursos.
Robinho foi condenado na Itália a 9 anos de prisão pelo crime de estupro coletivo, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013. Como o Brasil não extradita seus cidadãos natos, a Justiça italiana solicitou ao governo brasileiro que ele cumprisse a pena em território nacional.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a sentença estrangeira em março deste ano, e o ex-jogador foi preso imediatamente. Ele está detido no Complexo Penitenciário II (P2) de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecido por abrigar outros presos de casos de grande repercussão nacional.
A notícia da redução de 69 dias, obtida por meio de atividades educacionais, gerou espanto em Chris Flores. "Olha, eu vou dizer pra você, quando eu vi essa reportagem, me assustou um pouco", iniciou a apresentadora.
Chris Flores questionou a quantidade de cursos que teriam sido completados em tão pouco tempo, mesmo considerando o tempo ocioso na prisão. "É impossível, gente, eu sei porque eu estudo, fazer tanto estudo, entendeu? Você estando encarcerado", avaliou.
A apresentadora levantou dúvidas sobre a qualidade e a carga horária desse material. "São muitos cursos, a quantidade de cursos que ele teve que fazer. Que tipo de curso é esse? Eu gostaria de saber", ponderou.
Eu acredito que um curso, você tem que se dedicar, tem que estudar. Tem algumas horas pra você fazer. Então assim, é curso do quê? De cinco minutos?
O jornalista Thiago Pasqualotto comentou a notícia em tom de deboche e questionou o conteúdo que Robinho estaria consumindo. "Kama Sutra é um livro", brincou Leo Dias.
Redução de pena é um direito de todo detento, explica jornalista
Janaina Nunes, repórter do Portal Leo Dias, fez questão de contextualizar a informação, lembrando que, apesar do estranhamento sobre a quantidade de cursos, o benefício é legal.
"As pessoas têm tempo na cadeia, né? Mas, gente, só pra lembrar, é um direito, tá? É uma coisa que tá na nossa legislação. Qualquer detento que faça isso pode ter esse benefício", explicou Janaina Nunes.
Chris Flores concordou que o benefício é um direito de qualquer detento, mas reiterou seu ponto sobre o volume de estudos apresentado pela defesa de Robinho. "É que a quantidade de cursos que eu vi, eu acho, pelo menos, de ser impossível fazer tanto curso ao mesmo tempo. Mesmo com tanto tempo livre", finalizou.
Thiago Pasqualotto encerrou o bloco fazendo uma piada com a notoriedade do presídio de Tremembé, que abriga outros presos famosos, como Thiago Brenan, garantindo material para futuras produções. "Enquanto ele tá lá, né, Chris, garante a segunda temporada de Tremembé. Então temos que pensar no entretenimento também", concluiu.