 
    O ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand contaram como é a rotina atrás das grades e negaram ter privilégios na P2 de Tremembé (SP), conhecida como 'Cadeia dos Famosos' por abrigar criminosos famosos e influentes do Brasil.
As declarações foram feitas em um vídeo publicado nesta terça-feira (28), pelo Conselho da Comunidade de Taubaté, em reação ao conteúdo de um livro sobre o presídio. "Tremembé para mim é ruim porque é longe de São Paulo, mas é o lugar que me foi recomendado pelas atividades de ressocialização, pelo foco na reeducação" - disse Brennand.
“Não sou tratado diferente porque fui jogador de futebol, pelo contrário, o tratamento aqui é igual para todos os reeducandos” - afirmou Robinho. Confira as declarações no vídeo acima:
O ex-atleta também disse que durante o tempo que ele está lá, nunca teve nenhum tipo de briga. “Nunca vi nenhuma briga nem no futebol quando a gente tem algum joguinho ali.”
O empresário Thiago Brennand, condenado em três processos de violência contra a mulher, foi o último detento de repercussão nacional transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como a "cadeia dos famosos".
O ex-jogador Robinho foi condenado na Itália a nove anos de prisão por estuprar, junto com outros cinco homens, uma mulher em uma boate em Milão em 2013. Ele cumpre pena na P2 de Tremembé (SP), desde abril de 2024.
Sobre a P2 de Tremembé
A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para mais de 390 presos entre o regime semiaberto e fechado.
Construída em 1948, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado passou por uma reestruturação significativa após uma rebelião em 2000, que resultou na destruição parcial de suas instalações.
Desde 2002, tornou-se destino para os denominados "presos especiais". Em reconhecimento à sua gestão exemplar, a penitenciária recebeu o prêmio de "Modelo de Gestão Penitenciária" em 2003.
A capacidade da penitenciária é projetada para acomodar até oito presos por cela, sem enfrentar problemas de superlotação. Ademais, há nove celas individuais disponíveis.
Oferecendo oportunidades de trabalho e educação, os detentos têm acesso a uma variedade de atividades produtivas, como a participação em uma oficina de reforma de carteiras escolares, uma fábrica de fechaduras, uma unidade de produção de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e uma oficina de artesanato. Além disso, são oferecidas aulas de teatro e grupos de leitura, visando à reabilitação dos detentos e à remição de suas penas.
A unidade está integrada a um complexo prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o qual inclui mais quatro unidades na mesma cidade. Essas instalações compreendem três penitenciárias e um centro de progressão.
"Presos famosos"
A penitenciária de Tremembé (SP) é conhecida nacionalmente por abrigar detentos de casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves, Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Ana Carolina Jatobá, Fernando Sastre, Thiago Brennand e Robinho.
O ex-jogador Robinho foi condenado na Itália a nove anos de prisão por estuprar, junto com outros cinco homens, uma mulher em uma boate em Milão em 2013. Ele cumpre pena na P2 de Tremembé (SP), desde abril de 2024.
A lista também conta com Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel, em outubro de 2008. Antes de matar a adolescente, que na época tinha 15 anos, ele a fez de refém por mais de 100 horas em um apartamento na cidade de Santo André. Outro preso famoso é Christian Cravinhos, condenado a 38 anos de prisão após assassinar Manfred e Marísia Richthofen, pais da ex-cunhada Suzane, em outubro de 2002.
Fernando Sastre e Thiago Brennand também também estão na lista dos presos famosos. Sastre foi condenado por ter causado a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, ao bater na traseira do carro dele em 31 de março de 2024.
Já o empresário Thiago Brennand, que foi condenado em três processos de violência contra a mulher, foi transferido em junho de 2024, para a P2 de Tremembé.

- Alexandre Nardoni: Já deixou a prisão
- Daniel Cravinhos: Já deixou a prisão
- Gil Rugai: Já deixou a prisão
- Pimenta Neves: Deixou a P2 em 2016
- Mizael Bispo: Beneficiado com o regime aberto
- Edinho (filho de Pelé): Saiu da prisão em 2019
- Roger Abdelmassih: Segue cumprindo pena
- Fabinho Fontes: Já deixou a prisão
- Lindemberg Alves: Cumpre pena no regime semiaberto
Porque os presos famosos vão para Tremembé?
A transferência de detentos para Tremembé visa garantir a segurança e a privacidade dos prisioneiros. Os procedimentos e o tratamento dos presos são os mesmos aplicados em outras unidades do estado de São Paulo, com a diferença no perfil dos detentos nessas unidades, com o intuito de prevenir conflitos.
O Complexo Penitenciário de Tremembé é composto por cinco presídios, sendo eles:
- Tremembé I
- Tremembé II
- Tremembé Feminina I
- Tremembé Feminina II
- CPP de Tremembé
 
