
O apresentador Raul Gil recebeu alta do Hospital Moriah, onde estava internado desde a última quarta-feira (3), em São Paulo. O comunicador de 87 anos tratou um abdome agudo por diverticulite.
Para a Band, o filho do apresentador, Raul Gil Jr., contou que ele já está em casa e bem. Ele também publicou um vídeo do pai nas redes sociais atendendo fãs e afirmando que está bem. "Uma alta, vamos subir mais alto ainda. Moriah!", brincou.
O que é abdome agudo inflamatório?
O termo não é uma doença, mas sim a dor que aparece por causas diversas. Segundo a médica gastroenterologista Ana Luisa Vilela, a condição nada mais é que a dor abdominal que começa sem razão aparente, mas, no caso de Raul Gil, é um quadro grave.
"Quando há uma inflamação do abdômen, a dor aparece forma forte, súbita e intensa — por isso chamamos de abdômen agudo", afirma.
Segundo ela, é como um alarme do corpo. "Algo sério acontece no intestino e precisa de atenção imediata", explica a médica. No caso de Raul Gil, a causa seria uma diverticulite aguda.
O que é divercutilite aguda?
Bruna Vailati, coloproctologista do Hospital Oswaldo Cruz, explica que a diverticulite aguda ocorre quando há uma inflamação nos divertículos do intestino. "Os divertículos são formações, bolsinhas e saquinhos formados na parede do intestino, com a idade, pelo órgão fazer força para empurrar fezes ressacadas e esses saquinhos têm a parede mais fina", explica.
A coloproctologista explica que há aumento de pressão e, por isso, pode haver uma perfuração. "Como é uma região cheia de bactérias, pode causar inflamação", diz. A médica Ana Vilela afirma que no caso de Raul Gil, a inflamação do divertículo é uma das causas do abdômen agudo e que pode levar à desidratação.
"Durante a crise, o intestino fica irritado e pode causar diarreia intensa, vômitos e febre. Esses sintomas fazem o corpo perder muito líquido rapidamente", indica. Idosos, como Raul Gil, são mais suscetíveis à condição, já que têm menor reserva de água no organismo.