Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Projeto leva Educação Financeira a escolas municipais de Ribeirão Preto

Mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino fundamental de Ribeirão Preto terão a oportunidade de aprender, desde cedo, sobre educação financeira. A iniciativa, promovida pelo Sicoob Cooperac em parceria com a Prefeitura, já está em andamento e segue até junho.

Ao todo, 15 escolas serão contempladas nesta primeira etapa, sem custos para o município. As atividades acontecem no horário regular das aulas para estudantes do 3º ao 6º ano, podendo também incluir turmas do 7º e 8º anos, conforme a organização de cada unidade escolar.

A ação utiliza uma abordagem lúdica para tratar do tema, com sessões de contação de histórias conduzidas pelo ator Thiago Franzé, que interpreta o personagem Dr. Dindin. As apresentações são baseadas na Coleção Financinhas, composta por quatro livros ilustrados que abordam situações do cotidiano infantil relacionadas ao uso do dinheiro, consumo consciente, planejamento financeiro, sustentabilidade e convivência coletiva.

Cada história tem duração de cerca de 50 minutos, com duas sessões por período (manhã e tarde), atendendo até duas turmas por vez.

Os títulos trabalhados são: Caio achou uma moedinha; Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho; Margô e Davi foram ao mercadinho; e Marina esqueceu de desligar a televisão. Além das apresentações presenciais, as obras também estão disponíveis gratuitamente na internet, com versões em vídeo, audiobook e em Libras.

Cada escola receberá 35 exemplares de cada um dos quatro livros, que poderão ser utilizados em sala de aula ou incorporados ao acervo das bibliotecas escolares para garantir a continuidade do aprendizado ao longo do ano letivo.

Para o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira, a iniciativa reforça a importância de trabalhar o tema desde os primeiros anos escolares. “A educação financeira desde a infância é fundamental para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para tomar decisões ao longo da vida. Projetos como esse contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos nossos alunos, unindo aprendizado e ludicidade”, destacou.

O Sicoob Cooperac é uma cooperativa financeira que oferece produtos e serviços para pessoas físicas e jurídicas, com atendimento personalizado. A instituição atua em Ribeirão Preto e região e integra o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), presente em todo o país. Seu propósito é oferecer soluções sustentáveis por meio do cooperativismo, contribuindo para o desenvolvimento regional.

 

SERVIÇO
 Agenda da próxima semana:
 23 de março (segunda-feira): EMEF Profº Eduardo Romualdo de Souza
 24 de março (terça-feira): EMEF Profº Jarbas Massulo
 26 de março (quinta-feira): EMEF Geralda de Souza Spin
 27 de março (sexta-feira): EMEF Geralda de Souza Spin

Períodos: manhã e tarde, conforme organização e definição de horários de cada escola.

Carregando os comentários...
Manhã Melody com JulimBrazil
Eurythmics - Miracle Of Love
Carregando... - Carregando...