
O Túnel Santos–Guarujá, que tem leilão marcado para esta sexta-feira (5), às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, promete trazer uma tecnologia utilizada na Europa para facilitar a vida de quem mora na Baixada Santista: o túnel imerso.
Diferentemente dos túneis escavados em profundidade, como os de metrô, a obra será composta por módulos de concreto pré-moldados. Produzidos em uma doca seca, eles serão flutuados até o local e, em seguida, submersos e encaixados no leito do canal portuário com precisão milimétrica e reforço de camadas de lastro.

O túnel terá 870 metros imersos sob o estuário. O traçado inicial foi elaborado da Rua José do Patrocínio, no Macuco, em Santos, até a Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho, em Guarujá. No entanto, a definição será feita pela vencedora do leilão.
Como será construído?

Segundo o Governo Federal, primeiro será feita a preparação do leito, ou seja, a escavação do fundo do canal e a aplicação de uma base de concreto. Em seguida, serão construídos os módulos, que são os blocos pré-moldados que têm câmaras internas de ar.
O projeto indica que rebocadores transportarão esses módulos até os locais onde eles serão submetidos a um processo chamado de "imersão controlada": a água será bombeada para afundar as estruturas gradualmente e, uma vez posicionadas, serão encaixadas com o auxílio de sistemas hidráulicos, fixadas com pinos de aço e assentadas sobre um leito de areia.
Por fim, uma camada de pedras recobrirá toda a estrutura, que, ainda de acordo com o Governo Federal, vai assegurar a proteção contra impactos e a movimentação das correntes marítimas.
Eurotúnel
O Eurotúnel, ou Túnel da Mancha, é um túnel ferroviário submarino que liga a Inglaterra à França, atravessando o Canal da Mancha. Com 50,45 km de extensão (dos quais 37,9 km são subaquáticos), foi inaugurado em 1994 e funciona com trens para passageiros (Eurostar), um serviço para veículos (Le Shuttle) e trens de carga.
Túnel do Estreito de Fehmarn
O túnel do Estreito de Fehmarn está sendo construído entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland e a região alemã de Schleswig-Holstein. A construção do túnel vai usar uma quantidade de aço equivalente à necessária para erguer 50 Torres Eiffel.
O projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas, além de reduzir a necessidade de deslocamentos de avião.
A previsão era de que o túnel fosse inaugurado em 2029, mas atrasos já foram registrados.