Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Prefeitura de Ribeirão Preto suspende atividades físicas e esportivas por causa da baixa umidade
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto - Guilherme Sircili

A Prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu as atividades físicas e esportivas ao ar livre nas escolas e em espaços sob responsabilidade das secretarias municipais de Educação e Esportes, por causa da estiagem e da baixa umidade do ar. Na última quarta-feira (10), a cidade registrou o menor índice de umidade do Brasil, com apenas 6%. A última vez que a umidade do ar esteve tão baixa em Ribeirão Preto foi em 2006, quando o índice atingiu 4%. 

O objetivo da medida é preservar a saúde dos servidores e da comunidade, garantir a proteção dos animais e prevenir riscos ambientais. 

O decreto municipal estabelece procedimentos padrão para situações de estiagem, determinando estado de atenção quando a umidade relativa do ar (URA) estiver entre 20% e 30%, estado de alerta quando estiver entre 12% e 20% e estado de emergência quando estiver abaixo de 12%. De acordo com a legislação, sempre que a URA estiver abaixo de 20%, as atividades ao ar livre devem ser suspensas, cabendo às unidades da Administração o monitoramento e a adoção das providências necessárias.

No setor da Educação, foram suspensas as atividades físicas ao ar livre, além da orientação para que os espaços escolares permaneçam ventilados e arejados. Também foi recomendado evitar aglomerações em locais fechados, incentivar o uso de roupas leves e assegurar a hidratação constante de estudantes e profissionais. 

Na área de Esportes, todas as atividades ao ar livre organizadas pela secretaria, como futebol e futsal, também foram suspensas e o calendário só será retomado quando a umidade voltar a índices seguros.

Fonte: Fabíola Nishi.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com Claudinho
Dj Bobo - Everybody
Carregando... - Carregando...