
A Prefeitura de Ribeirão Preto lança a campanha do Outubro Rosa 2025, com foco no rastreamento e no diagnóstico precoce do câncer de mama. O grande destaque da ação é a abertura de 1.200 vagas extras para mamografias, que podem ser agendadas de forma simples e rápida pelo site da Prefeitura, no link: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/.
As vagas são destinadas a mulheres e homens trans de 40 a 74 anos, que não apresentem queixas clínicas e tenham realizado o último exame há mais de dois anos. O agendamento garante a realização da mamografia de rastreamento em até três meses.
Em casos em que a paciente apresenta dor ou nódulos, o exame deve ser solicitado diretamente na unidade de saúde de referência, com prioridade no agendamento do diagnóstico.
Meta é superar resultados de 2024
Com a campanha deste ano, a pasta tem o objetivo de aumentar em 10% o número de exames realizados em 2024, o que representa aproximadamente 1.500 testes a mais.
No ano passado, Ribeirão Preto realizou 14.693 exames de mamografia na faixa etária de 40 a 74 anos. Já em 2025, até julho, foram feitas 9.635 mamografias de rastreamento em mulheres de 40 a 74 anos.
Segundo a pasta, a expectativa é que a ampliação das vagas, somada às ações de conscientização, aumente o acesso da população ao exame e contribua para a detecção precoce do câncer de mama.
Ações de conscientização
Além do agendamento on-line, a programação do Outubro Rosa contará com atividades presenciais de sensibilização, distribuição de materiais educativos e oferta de agendamento de mamografia.
A programação começa no domingo, dia 5, na Avenida Nove de Julho, no evento “Viva a Nove!”, das 9h às 12h. Já no dia 8, as ações serão realizadas no calçadão, na região central, das 9h às 13h. Nos dias 22 e 24, uma carreta do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) estará no Complexo Fuad Hanna, onde haverá exames de mamografia. Para os exames no local, não é preciso realizar inscrição prévia. A ação acontecerá das 9h às 13h.
Ações nas unidades de saúde
A UBS Jardim Juliana, em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Unaerp, realizará nos dias 8 e 9 uma mesa redonda com orientações e atividades educativas para as mulheres. A equipe preparou folhetos explicativos e brindes para as participantes.
Já a USF Fazenda da Barra realizará dois mutirões de coleta de Papanicolau. Nos dias 8 e 22, serão ofertadas vagas para mulheres entre 25 e 64 anos de idade. Os profissionais também ofertarão exames de mamografia de rastreamento para mulheres acima de 40 anos que não passaram pelo exame por, no mínimo, dois anos.
Com o apoio do Projeto Veredas da USP (iniciativa de extensão e multiprofissional), serão oferecidas 40 vagas de consultas ginecológicas no dia 11 pela manhã.
No dia 8, às 13h30, a UBS Vila Albertina convida a população para participar da ação de sensibilização sobre o câncer de mama. Um grupo de mulheres que superaram o câncer de mama estará presente para compartilhar as experiências da luta conta a doença.
A UBS Marincek intensificará as ações de prevenção e promoção à saúde neste mês. Estão previstas coleta de citologia oncótica (Papanicolau), solicitação de mamografia de rastreamento, solicitação de sorologias (conforme avaliação médica e de enfermagem), orientação educativos sobre autocuidado e saúde da mulher. Para tornar os encontros mais atrativos, a equipe providenciou brindes para as participantes.
Na unidade do Simioni, serão realizados 250 agendamentos de consulta para coleta de Papanicolau. O agendamento acontecerá durante o dia todo na própria unidade. Além disso, a unidade já está promovendo a busca ativa das mulheres com exames em atraso.
Para o dia 23, às 8h, a equipe da UBS Presidente Dutra preparou uma roda de conversa com o tema “Informação é poder: o que realmente sabemos sobre o câncer de mama?”. O encontro acontecerá às 8h. Os profissionais também realizarão o agendamento de mamografia para as pacientes.