
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Saúde, implantou de forma definitiva o novo modelo de atendimento no Núcleo Interno de Gestão de Agendas (NIGA), que agora contempla todas as 47 unidades de saúde do município. O sistema tem como objetivo modernizar e agilizar o agendamento de consultas, eliminando as filas presenciais nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), uma demanda antiga da população.
Com a ampliação, o agendamento passa a ser feito prioritariamente de duas formas: pelo telefone 0800-770-1160, das 7h às 17h; ou pelo aplicativo Saúde Digital, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo para celulares. Para utilizá-lo, é necessário que os dados cadastrais estejam atualizados na UBS de referência.
Em setembro, o novo sistema foi implantado em caráter piloto nas unidades Eugênio Mendes Lopes, Dom Miele, Maria da Graça e Parque Ribeirão. Nesse período, foram realizados 1.296 agendamentos pelo 0800 e outros 2.672 pelo aplicativo.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a mudança representa um avanço fundamental no acesso aos serviços de saúde. “A ampliação para todas as unidades de saúde padroniza o fluxo de marcações e dá mais eficiência ao sistema. Com isso, conseguimos oferecer um agendamento organizado, transparente e centralizado, garantindo mais agilidade e equilíbrio no acesso da população.”
Aqueles que tiverem dificuldade com o uso de ferramentas digitais ou não tiverem acesso à internet poderão procurar a própria unidade de saúde, onde haverá suporte para a realização do agendamento.
Com a conclusão da implantação em todas as unidades de atenção primária, o próximo passo será expandir o sistema também para as unidades de atenção especializada, a partir de novembro.