O artista de rua Joow J, popularmente conhecido como Porquinho da Paulista, usou suas redes sociais para fazer um desabafo após ser vítima de assédio enquanto se apresentava na Avenida Paulista, em São Paulo. No relato, o cantor relembrou a vulnerabilidade de trabalhar em espaços públicos e cobrou maior valorização e segurança para os artistas populares.
Segundo o artista, a situação ocorreu de forma repentina enquanto ele cantava sucessos do repertório de Ivete Sangalo. Uma mulher tentou beijá-lo a força e tudo foi flagrado, em vídeo, por populares que gravaram a apresentação.
"Gente, num dia é um garfo, no outro dia é um assédio. Sem motivo nenhum eu estava cantando, e a gente que é artista de rua está à mercê do que acontece. Se a mulher quisesse me agredir, me dar uma facada, poderia ter acontecido. Graças a Deus só foi isso, mas é uma coisa séria, chata, a gente fica meio para baixo", relatou o artista. Veja:
Intervenção policial e apelo pela arte de rua
Joow J informou que a Polícia Militar esteve no local e encaminhou a mulher envolvida no episódio. Ele ponderou sobre a condição mental da suspeita, mas aproveitou o momento para chamar a atenção para os constantes obstáculos enfrentados por quem utiliza a via pública como palco.
"A polícia veio, levou ela, talvez ela tivesse algum problema. Mas a arte de rua pede socorro. Um dia é a caixa de som que não pode usar, outro dia é uma pessoa que vem fazer isso. Por isso a gente pede valorização da arte. Se a gente tivesse espaço, lugares para se apresentar, a gente não estava assim", desabafou.
Conhecido por animar pedestres usando uma fantasia e interpretar grandes sucessos da música, o Porquinho da Paulista reforçou seu carinho pelo público e afirmou que seguirá se apresentando pelas ruas do país.