Um temporal com pedras de granizo que pesavam mais de 100 gramas e ventos de mais de 90km/h atingiram ao menos 15 cidades do Paraná, no último sábado (1º), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Em Entre Rios do Oeste, um dos municípios mais atingidos, moradores da área rural perderam em segundos toda a plantação que cultivavam há anos. Em uma das propriedades visitadas pela reportagem da Band Paraná, a força dos ventos danificou uma estrutura de metal, resultando em um prejuízo estimado em R$ 1 milhão.
Os volumes de água registrados foram alarmantes. Em Santa Helena, no Oeste do estado, o acumulado chegou a 138,6 milímetros. Este volume representa quase a média histórica de chuvas para todo o mês de novembro na cidade, que é de 150 milímetros.
Apesar dos estragos recentes, a previsão meteorológica indica que o estado deve se preparar para novos episódios de precipitação. Segundo o Simepar, o Paraná deve registrar acumulados expressivos, com volumes que podem ultrapassar 150 mm em um ciclo de chuvas que se estende até o dia 3 de novembro. No encerramento deste período, a atenção é redobrada, pois também prevê baixa umidade relativa do ar (abaixo de 40%).