Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Oscar, do São Paulo, vai se aposentar? Relembre craques que enfrentaram problemas cardíacos

Oscar, craque do São Paulo, passou por um grande susto durante exames de rotina realizados nesta terça-feira (11), no CT da Barra Funda. O jogador sentiu-se mal e perdeu a consciência enquanto realizava um teste na bicicleta ergométrica, levantando um alerta sobre problemas cardíacos em atletas.

O atleta foi prontamente socorrido pelos médicos do clube e do Hospital Israelita Albert Einstein, que acompanhavam os testes. De acordo com boletim médico, Oscar está clinicamente estável, mas permanecerá em observação para exames complementares.

Oscar vinha se recuperando de uma lesão na panturrilha e era cotado para reforçar o tricolor no clássico contra o Corinthians.

O caso de Oscar acende um alerta no futebol. Por mais que os departamentos médicos dos clubes estejam avançados, episódios cardíacos ainda são uma realidade no esporte de alto rendimento.

Relembre jogadores que sofreram com problemas cardíacos

O futebol latino-americano foi marcado por uma tragédia recente. Em 2024, o zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, do Nacional, morreu aos 27 anos após sofrer uma arritmia durante um jogo contra o São Paulo pela Libertadores.

Izquierdo chegou a ser internado no Hospital Albert Einstein, mas seu quadro de saúde piorou e ele não resistiu.

No Brasil, o caso mais emblemático foi o de Serginho, zagueiro do São Caetano. Ele morreu em campo em 2004, durante uma partida contra o São Paulo, no Morumbi. O episódio comoveu o país e levou a uma revisão completa dos protocolos médicos no futebol nacional.

Internacionalmente, a cena mais chocante ocorreu na Eurocopa de 2021. O meia dinamarquês Christian Eriksen desabou no gramado após uma parada cardíaca. Foram cinco minutos de tensão, com o jogador sendo reanimado em campo. Dias depois, Eriksen recebeu um desfibrilador implantável.

Impedido de atuar na Itália devido ao aparelho, ele recomeçou a carreira na Inglaterra e hoje defende o Manchester United, tornando-se um símbolo de resiliência.

Cristiano Ronaldo fez cirurgia para corrigir taquicardia aos 15 anos

Até Cristiano Ronaldo passou por um susto. Aos 15 anos, o craque português precisou de uma cirurgia de emergência para corrigir uma taquicardia (batimento acelerado). Segundo sua mãe, o problema poderia ter colocado sua vida em risco.

Outros nomes conhecidos tiveram suas carreiras interrompidas por diagnósticos cardíacos, como Lucas LeivaAdilson (ex-Atlético Mineiro), Everton Costa e Fabrício Carvalho.

Lucas Leiva aposentou-se em 2022 após detectar uma fibrose cardíaca. Já Adilson encerrou a carreira aos 32 anos devido a uma cardiomiopatia hipertrófica.

“Coração Valente”: atacante Washington fez história depois de superar problema cardíaco

Apesar dos acontecimentos trágicos, nem sempre o desfecho é triste. O esporte também coleciona histórias de superação, como a do atacante Washington, o "Coração Valente".

Em 2002, quando jogava no Fenerbahçe, da Turquia, ele descobriu uma artéria obstruída. Após uma angioplastia, ficou afastado, mas retornou ao futebol pelo Atlético Paranaense.

Washington fez história ao marcar 34 gols no Brasileirão de 2004, um recorde que perdura até hoje. Ele ainda brilhou com as camisas do Fluminense e do próprio São Paulo.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com André Costa
Laura Branigan - Gloria
Carregando... - Carregando...