Após uma megaoperação realizada na última terça-feira (28) no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, 78 tinham antecedentes criminais e mais de 40 tinham mandados de prisão em aberto, diz polícia.
O levantamento foi apresentado em coletiva na Cidade da Polícia. De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, os complexos funcionavam como quartéis-generais do Comando Vermelho, abrigando centros de comando, treinamento e distribuição de drogas e armas.
“As evidências mostram que nessas comunidades eram realizados treinamentos de tiro, táticas de guerrilha e manuseio de armamentos. Dali partiam as ordens para a expansão da facção em outros estados”, disse Curi.
Relembre a operação
Cerca de 2.500 policiais civis e militares realizam, nesta terça-feira (28), uma grande operação nos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação, batizada de Operação Contenção, tem como objetivo conter o avanço do Comando Vermelho e cumprir 160 mandados de prisão.
Desde as primeiras horas da manhã, moradores relataram intensos tiroteios nas comunidades. Criminosos incendiaram barricadas em diversos acessos, dificultando a entrada das forças de segurança. De acordo com o balanço mais recente, dois criminosos morreram, 25 pessoas foram presas e 10 fuzis foram apreendidos.