Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Tocando agora
Barry White
Your The First, The Last My Everything
Claudinho

Claudinho

Programação Melody 94.1
Baixe nosso app
Observatório capta sinal de rádio do cometa 3I/Atlas; o que isso significa
Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA/Shadow the Scientist - Processamento de imagem: J. Miller e M. Rodriguez

O radiotelescópio MeerKAT, da África do Sul, detectou linhas de absorção de hidroxila em 1665/1667 MHz do cometa 3I/ATLAS, uma assinatura de atividade natural. A observação foi feita em 24 de outubro e relatada ao Astronomer’s Telegram.

O que são os sinais de rádio?

As características de absorção são consistentes com a população esperada de níveis de OH devido à velocidade heliocêntrica do cometa. A descoberta de ondas de rádio em corpos celestes é um procedimento normal para a astronomia, e os dados recebidos do 3I/Atlas são próximos aos esperados pelos cientistas.

O cometa 3I/ATLAS passou pelo periélio por volta de 30 de outubro (~1,4 UA do Sol) e permanecerá ~270 milhões km (1,8 UA) da Terra na aproximação máxima em 19 de dezembro de 2025 --distância que não apresenta riscos. Saiba o que significa 3I/Atlas.

Os cientistas já se preparam para captar novos sinais de rádio do 3I/Atlas. Em março de 2026, o cometa interestelar vai se aproximar do planeta Júpiter, cerca de 50 milhões de quilômetros. Nessa aproximação, a sonda Juno, da NASA, vai tentar interceptar ondas de rádios esperadas entre 50 e 40 MHz.

3I/ATLAS é um asteroide ou um cometa?

A partir de observações telescópicas, os astrônomos podem dizer que o 3I/ATLAS está ativo, o que significa que possui um núcleo gelado e uma coma (uma nuvem brilhante de gás e poeira que circunda um cometa à medida que se aproxima do Sol). É por isso que os astrônomos o classificam como um cometa e não como um asteroide.

Existe perigo desse objeto interestelar atingir a Terra?

Não. Embora a trajetória do objeto o leve para o interior do Sistema Solar, ele não chegará perto da Terra (confira a explicação de especialista). À medida que o cometa 3I/ATLAS viaja pelo Sistema Solar, ele não se aproximará mais do que 1,8 unidade astronômica (cerca de 270 milhões de quilômetros) do nosso planeta.

Um visitante raro 

Esses cometas são absolutamente estranhos. Todos os planetas, luas, asteroides, cometas e formas de vida em nosso Sistema Solar compartilham uma origem comum. 

Mas os cometas interestelares são verdadeiros forasteiros, carregando pistas sobre a formação de mundos muito além do nosso. Cometa 3I/ATLAS é uma sonda alienígena? Astrônomo desmistifica boatos

Mas porque ele tem esse nome?

O nome 3I/ATLAS é uma designação que combina informações sobre a natureza e a descoberta do objeto. "3I" indica que é o terceiro objeto interestelar confirmado (após 1I/ʻOumuamua e 2I/Borisov), e "ATLAS" refere-se ao sistema de telescópios (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) que o descobriu em 2025.

A partir de observações telescópicas, os astrônomos podem dizer que o 3I/ATLAS está ativo, o que significa que possui um núcleo gelado e uma coma (uma nuvem brilhante de gás e poeira que circunda um cometa à medida que se aproxima do Sol). É por isso que os astrônomos o classificam como um cometa e não como um asteroide.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com Claudinho
Barry White - Your The First, The Last My Everything
Carregando... - Carregando...