Sim, o tempo passou. Mais um Natal chegou. E o clássico natalino 'O Grinch' completou no último dia 08 de novembro, 25 anos da sua estreia nos cinemas dos EUA.
O que nem todo mundo sabe é que o protagonista do filme, Jim Carrey, quase desistiu da produção durantes as gravações.
Em entrevista do ator ao The Graham Norton Show, um dos talk shows mais populares do Reino Unido, de 2014, voltou a circular recentemente nas redes. Nesta, o ator revelou que o processo de maquiagem do personagem foi tão, tão extremo, que ele se sentia sendo "enterrado vivo". O ator ainda descreveu a sensação de estar sob o figurino como claustrofóbica.
Jim Carrey ainda contou mais: disse que precisou de treinamento especializado da CIA, focado em resistência à tortura, para conseguir concluir o longa de Ron Howard.
Como era: para viver o clássico do Dr. Seuss na adaptação de Ron Howard, Carrey precisava enfrentar uma sessão de 3 horas e meia de maquiagem e próteses, todos os dias. No primeiro dia de filmagens, o processo foi ainda mais longo, levando nove horas para ser concluído.
O desconforto chegou a um ponto extremo. Carrey lembrou que, em seu trailer, ficou tão frustrado e desanimado com o uniforme verde que chegou a enfiar a própria perna "através de uma parede".
'Não poderia fazer o filme'
A situação se tornou insustentável, levando o ator a comunicar sua decisão ao diretor. "Eu disse a Ron Howard que não poderia fazer o filme", acrescentou Jim Carrey.
Foi, então, que a produção encontrou um treinamento contra tortura, da CIA, para o ator. Grazer pediu um favor a um agente da Inteligência Americana, que tinha experiência em treinar agentes para resistir à tortura.
Carrey, então, passou por uma série de aulas com o especialista. O objetivo era aprender "técnicas de distração", que o ajudassem a superar a sensação de fobia.
O ator explicou as técnicas que aprendeu com o agente da CIA para lidar com os momentos de crise no set. "Se você estiver surtando, ligue a televisão, mude sua rotina, respire", iniciou.
Deu certo. O treinamento funcionou e permitiu que o ator entregasse uma das atuações mais icônicas de sua carreira, que marcou o cinema no ano 2000. "Então foi assim que eu sobrevivi ao Grinch", concluiu Carrey na entrevista.