Neymar viveu um drama no final do Campeonato Brasileiro: sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo, quando o Santos estava lutando contra o rebaixamento. Mesmo assim ele foi para campo e teve atuações decisivas. Diversos fatores ajudaram na recuperação do camisa 10, inclusive uma novidade que tem ganhado espaço no futebol brasileiro, a cápsula de flutuação.
No ano passado, Flamengo e Mirassol foram os primeiros times brasileiros a comprarem esse equipamento, através da Acqua Float. Depois outros clubes começaram a se interessar pelo produto, como Fluminense e Corinthians. E quando ela chegou no Santos, dois jogadores importantes utilizaram na reta final: Neymar e Rollheiser.
O que é a cápsula de flutuação?
É uma câmara com 800 litros de água e 550 kg de sal Epsom (sulfato de magnésio). Essa mistura faz com que a pessoa flutue na água sem qualquer esforço. É um efeito semelhante ao do mar morto. Mas na cápsula você pode ficar por muitas horas, cochilar e até dormir uma noite inteira.
Não é fácil se acostumar com a experiência de primeira. A posição do pescoço e o risco do sal entrar nos olhos podem incomodar. Mas quem utiliza com frequência, costuma se adaptar a isso. Não é obrigatório fechar a cápsula. Mantê-la aberta é uma boa opção para quem tem mais claustrofobia.
Qual é o efeito da flutuação?
A redução de estímulos sensoriais faz o corpo relaxar mais do que o normal e liberar endorfinas. Dessa forma, a pessoa tem uma recuperação muscular mais rápida e também passa por uma redução de estresse. Portanto, a terapia pode ter efeito físico e mental. Se a terapia for feita com frequência, também é possível sentir efeitos na pele.
Existem estudos internacionais que mostram os benefícios, destacando principalmente a melhora do sono, o controle da ansiedade e a diminuição da dor.
O cientista esportivo Dr. Matt Driller fez uma pesquisa com atletas australianos e concluiu que, após a flutuação, eles ficavam mais descansados, com humor melhor e menos tensos por 24 horas.
Como a cápsula de flutuação ajudou o Neymar?
O jogador não fez um relato, mas provavelmente ele sentiu os mesmos efeitos que os atletas de alto rendimento relatam: com maior relaxamento, as dores musculares diminuem.
A lesão que Neymar teve, no menisco, gera uma dor frequente, sentida a cada passo. Então é fundamental aumentar o limiar da dor, ou seja, fazer com que a pessoa só sinta o incômoda quando o impacto for mais forte. Esse efeito é prometido pela cápsula de flutuação.
Quanto custa o equipamento?
No ano passado, a Acqua Float vendeu o equipamento para o Mirassol por R$ 110 mil. O valor da venda ao Santos não foi divulgado, mas atualmente gira em torno de R$ 170 mil.
Outros jogadores usam a cápsula?
Alguns atletas possuem uma cápsula própria. No exterior, os casos mais conhecidos são de Stephen Curry (basquete) e Novak Djokovic (tênis).
No Brasil, recentemente o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, anunciou que comprou uma cápsula de flutuação para a casa dele. No último domingo (14), ele foi decisivo para o Corinthians chegar na final da Copa do Brasil.
