Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Mutirão oferece 2 mil consultas gratuitas para rastrear câncer de pele

No próximo sábado, 13 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia do Atendimento Gratuito, uma das ações centrais da campanha Dezembro Laranja, focada na prevenção do câncer de pele. O mutirão ocorrerá das 9h às 15h e contará com a participação de 2.000 dermatologistas voluntários.

Serão mais de 100 postos de atendimento distribuídos por todo o Brasil. O foco do atendimento é a avaliação exclusiva de lesões suspeitas de câncer de pele.

O objetivo da iniciativa é a identificação precoce de lesões suspeitas e a orientação da população sobre medidas preventivas e cuidados essenciais. A campanha de 2025 foca na importância do autocuidado, do cuidado com o próximo, da vigilância constante e da realização do check-up anual com o médico dermatologista para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele.

“Lembro à população que o check-up das pintas com o dermatologista deve ser feito anualmente, e essa é uma excelente oportunidade para colocar esse cuidado em dia", afirma o Dr. Carlos Barcaui, presidente da SBD.

Dados alarmantes sobre a exposição solar

Desde sua criação em 1999, o mutirão da SBD já proporcionou mais de 600 mil consultas, resultando na identificação de mais de 75 mil casos de cânceres de pele.

Apesar dos esforços de conscientização, dados de 2024 indicam que 62,51% dos atendidos declararam se expor ao sol sem qualquer proteção. Apenas 31,63% dos pacientes afirmaram usar protetor solar regularmente.

“Os hábitos de exposição solar seguem sendo motivo de preocupação e reforçam a necessidade da adoção de medidas de fotoproteção adequadas, incluindo a aplicação de filtro solar diariamente nas áreas expostas, somada à utilização de proteção física (sombra, roupas e chapéus) nas exposições mais prolongadas, além do acompanhamento médico através de exame dermatológico completo anualmente”.

 

A declaração é da Dra. Bianca Costa Soares de Sá, coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD e responsável pela campanha deste ano.

Os tipos de câncer de pele detectados

Outros dados de 2024 também chamam a atenção quanto aos diagnósticos:

  • O carcinoma basocelular (CBC) foi detectado em 14,84% dos pacientes;
  • Pré-neoplasias representaram 11,51% dos casos;
  • Carcinoma epidermoide (CEC) somou 4,68%;
  • Melanoma maligno (MM) foi identificado em 2,31%;
  • Outros tumores malignos, 1,21%.
  • Outras dermatoses foram diagnosticadas em 41,22% dos atendimentos, enquanto 24,23% dos pacientes não apresentaram alterações.

O risco e como participar do mutirão

A estação mais quente do ano é o período em que a SBD reforça os riscos da exposição solar e as medidas preventivas, embora os cuidados devam ocorrer o ano inteiro. De acordo com a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.

Qualquer pessoa pode fazer a avaliação da saúde da pele, especialmente aquelas que possuem fatores de risco, como histórico familiar, muitas pintas, sardas ou que tenham sofrido queimaduras solares severas. Para participar, basta comparecer a um dos postos de atendimento, disponíveis em todas as regiões do país, e apresentar um documento de identidade.

A lista dos locais de atendimento está disponível no site da SBD.

Serviço

Data: 13 de dezembro

Horário: das 9h às 15h

Locais: Consulte a lista de postos de atendimento no site da SBD

A campanha Dezembro Laranja continua a conscientizar sobre os hábitos preventivos e o diagnóstico precoce, incentivando o autocuidado através da observação das próprias pintas e manchas, o cuidado com o outro, e o check-up anual com o Médico Dermatologista.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com André Costa
Depeche Mode - Just Cant Get Enough
Carregando... - Carregando...