A cantora de fado Maria Alcina morreu nesta quarta-feira (28) aos 86 anos no Rio de Janeiro. Considerada a Imperatriz do fado no Brasil, a morte da artista portuguesa foi confirmada pelo Clube Português de Niterói.
"É com profundo pesar que o Clube Português de Niterói comunica o falecimento da grande fadista Maria Alcina, portuguesa de nascimento e brasileira de coração, que viveu no Brasil levando consigo a alma e a tradição do fado", afirmou o clube em nota.
A causa da morte não foi informada. O velório de Maria Alcina ocorre nesta quinta-feira (29), das 10h às 14h, no Salão Nobre da Casa de Trás os Montes e Alto D'Ouro, na Tijuca, no Rio de Janeiro. O sepultamento está marcado para as 14h30, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária.
Relembre a carreira de Maria Alcina
Nascida em Castro Daire, Maria Alcina tinha mais de 70 anos de carreira, marcada pela entrega à música portuguesa. Ela se tornou uma das principais referências do fado fora de Portugal.
Na nota do Clube Português de Niterói, Maria teve uma trajetória "marcada pela entrega, emoção e profundo respeito à música portuguesa".
Ela foi a responsável por levar a música portuguesa aos palcos e casas culturais portuguesas no Brasil e Rio de Janeiro. Com célebre carreira dentro do fado, Maria Alcina virou até nome de avenida em Castro Daire, sua terra natal.