O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quarta-feira (31), um pedido da defesa de Jair Bolsonaro e não autorizou a visita do sogro do ex-presidente no Hospital DF Star, onde o político está internado.
Jair Bolsonaro está internado desde o dia 24 de dezembro. Ele foi submetido, no dia de Natal, a uma cirurgia de hérnia inguinal e procedimentos para aliviar as crises de soluço.
“Em 30/12/2025, a defesa requereu autorização de visita para o sogro do custodiado, durante o período de internação”, escreveu Moraes na decisão.
“No caso concreto, o apenado encontra-se internado em unidade hospitalar, circunstância que impõe regime excepcional de custódia, distinto daquele existente no estabelecimento prisional, submetido às normas próprias do ambiente hospitalar e às orientações médicas. Dessa forma, diante das circunstâncias excepcionais da internação hospitalar, da necessidade de garantir a segurança e a disciplina, indefiro o pedido formulado”, acrescentou o ministro.
Nesta quarta-feira, o ex-presidente será submetido a uma endoscopia digestiva alta para avaliação do refluxo gastroesofágico na manhã desta quarta-feira no Hospital DF Star, onde o ex-presidente está internado em Brasília. A informação foi confirmada pelo médico Cláudio Birolini à reportagem.
Na terça-feira (30), o ex-presidente foi submetido a um novo procedimento para tentar amenizar suas crises de soluços.
“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose”, destaca o comunicado.
Bolsonaro já havia passado por um procedimento para tratar os soluços persistentes, por meio do bloqueio do nervo frênico esquerdo – responsável pelo controle do diafragma. No sábado (27), o mesmo procedimento foi feito do lado direito.