O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta que a recém aprovada vacina contra a dengue do Butantan, a Butantan-DV, está disponível nos postos em 2026.
“Amanhã, tem a reunião dos secretários estaduais e municipais de saúde com o Ministério. Vamos apresentar isso já para os gestores estaduais e municipais se organizarem. Vai para o Programa Nacional de Imunização, vacinar o Brasil todo”, afirmou Padilha em entrevista à CBN.
A vacina Butantan-DV será a primeira do mundo oferecida em dose única. Ela é capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
A aprovação da vacina ocorre após cinco anos de acompanhamento com voluntários do ensaio clínico de fase três encaminhados à Anvisa.
No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.
Padilha disse ainda que convocou para a próxima segunda-feira (1º) uma reunião do Comitê Técnico de Especialistas para definir o cronograma de vacinação.
"Nós vamos trabalhar a partir dessas recomendações do Comitê Técnico de Especialistas, para definir o público que começa a vacinação, quais faixas etárias são prioritárias", explicou Padilha.
O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros.