
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, um dos tipos mais comuns da doença. O diagnóstico foi revelado pelo filho do artista, Augusto Nascimento, em entrevista para a revista Piauí, publicada nesta quinta-feira (2).
Segundo Augusto, os sinais apareceram neste ano, quando ele percebeu lapsos de memória, olhar fixo e repetição de histórias pelo pai, além de alterações no apetite. Milton Nascimento já convive também com a Doença de Parkinson.
A demência por corpos de Lewy é um distúrbio cerebral, causado pelo acúmulo de depósitos proteicos anormais chamados corpos de Lewy no cérebro. A doença é progressiva e incurável, causando problemas de raciocínio, movimento, humor e comportamento.
Augusto contou que, ao notar a piora no quadro cognitivo, foi atrás de realizar um sonho de viajar com o pai pelos Estados Unidos. "Quando vi que meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele. Ele disse que, se fosse, era agora", contou para a revista.
Milton Nascimento está fora dos palcos desde 2022, quando se aposentou na turnê "A Última Sessão de Música". Ele chegou a ser homenageado em 2025 pela Portela, no Carnaval do Rio de Janeiro.