
Micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) são responsáveis por movimentar R$ 717 bilhões em renda anualmente no Brasil, de acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O levantamento aponta que 96,7 milhões de pessoas — o que representa quase metade da população brasileira — são impactadas direta ou indiretamente pela renda gerada por esses pequenos negócios.
O impacto se estende aos empreendedores, seus funcionários, fornecedores e familiares que dependem dessa atividade. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressalta o peso das MPEs na economia nacional: "Nós estamos falando de 95% dos CNPJs, das empresas brasileiras. Nós estamos falando já hoje de um alcance de 55% dos empregos formais existentes e de 30% do PIB [Produto Interno Bruto]”, afirma Lima, destacando o volume de R$ 717 bilhões alcançado no acumulado do ano passado.
Empreendedorismo como fonte de sustento e segurança
O negócio de Dona Elza, que inicialmente contava apenas com ela, hoje já produz 150 marmitas por dia. Com o sucesso, a microempresa está em expansão, com obras para uma nova cozinha no fundo de sua casa que abrigará cinco funcionários. "Cinco famílias cujas rendas dependem diretamente de uma micro e pequena empresa", ressaltou.
Ainda no mesmo bairro de Dona Elza, vive Carolina, que se dedica à produção de bolos caseiros. A loja dela, por enquanto, é virtual, dependendo da formalização para operar nas plataformas digitais e conquistar melhores condições de compra.
"Formalizei também para poder vender na internet, porque eles exigem, e também com CNPJ a gente tem outras vantagens, como comprar mais barato do fornecedor, porque você tem um CNPJ, e também a segurança. Eu quero me aposentar um dia, então tem que contribuir com o INSS," explica a empreendedora.
A trajetória de Elza e Carolina reflete o objetivo de muitos microempreendedores: a busca por segurança, formalização para aproveitar benefícios como o acesso à Previdência Social e a capacidade de ampliar a operação.