Márcia Gama, a mãe do rapper Oruam, desabafou nas redes sociais após o novo pedido de prisão contra o cantor. A Justiça pediu a prisão do filho de Marcinho VP após descumprimento de medidas cautelares, como falhas recorrentes no uso da tornozeleira eletrônica e deslocamentos durante a madrugada.
No texto, publicado no Instagram, Márcia diz que Oruam é perseguido apenas por ser filho de um dos líderes do Comando Vermelho. "Antes de enxergarem o rapaz maravilhoso que você é, fazem questão de enxergar o seu pai", disse.
"Tudo o que você passa, meu filho, não é apenas por causa de uma tornozeleira. É só porque você é filho. Eu não vou contra a lei. Ela existe e precisa ser cumprida, sim. Mas também sabemos que ela não é aplicada com o mesmo rigor para todos", desabafou Márcia.
A mãe de Oruam ainda afirma que sente que a situação irá passar. "Eu creio que isso vai passar. E que você vai entender que só você pode lutar por você. Tem batalhas que nem eu, nem seu pai, podemos travar no seu lugar", disse.
Ela afirma ainda que tem que lutar para provar a inocência de Oruam. "Eu criei vocês sozinha, nunca tive ajuda do Estado. E hoje tenho que lutar para provar ao Estado que você não é um bandido, como eles querem te ver", lamentou.
Leia a carta completa da mãe de Oruam
Se eu pudesse gritar para o mundo, eu diria que há tempos você não está bem. Que só você sabe as dores que sente. As marcas, as feridas, a rejeição, a falta, o preconceito… tudo isso é visível.
Mas muitos escolhem não ver. Porque, antes de enxergarem o rapaz maravilhoso que você é, fazem questão de enxergar o seu pai. Tudo o que você passa, meu filho, não é apenas por causa de uma tornozeleira. É só porque você é filho.
Eu não vou contra a lei. Ela existe e precisa ser cumprida, sim. Mas também sabemos que ela não é aplicada com o mesmo rigor para todos. Eu creio que isso vai passar.
E que você vai entender que só você pode lutar por você. Tem batalhas que nem eu, nem seu pai, podemos travar no seu lugar. Só peço a Deus que isso acabe logo e que você possa voltar à sua vida normal, que é cantar e fazer o seu público feliz.
Eu criei vocês sozinha, nunca tive ajuda do Estado. E hoje tenho que lutar para provar ao Estado que você não é um bandido, como eles querem te ver. Sempre disse que o mundo não seria bom com vocês.
Mas, ainda assim, eu peço a Deus: Muda essa situação e dá uma nova oportunidade ao meu filho.
Eu te amo. Tudo vai ficar bem, eu prometo.
Sua mãe,
Márcia.
Pedido de prisão após quebrar medidas cautelares
Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil realizou buscas em endereços ligados ao artista, incluindo na casa dele na Freguesia, na Zona Oeste do Rio, mas Oruam não foi localizado. Ele é considerado foragido.
No despacho, a juíza Tula Melo aponta descumprimento de medidas cautelares, como falhas recorrentes no uso da tornozeleira eletrônica e deslocamentos durante a madrugada, em desacordo com o recolhimento domiciliar noturno. Relatórios do monitoramento indicam períodos extensos sem registro, atribuídos à falta de carregamento da bateria.
A defesa do rapper alegou que, na verdade, houve uma falha e que a tornozeleira eletrônica não estaria carregando. No entanto, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que o equipamento estava funcionando normalmente.