Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Tocando agora
Kc And The Sunshine Band
Thats The Way ( I Like It )
André Costa

André Costa

Programação Melody 94.1
Baixe nosso app
Lô Borges segue internado com intoxicação medicamentosa; saiba o que é o quadro
Reprodução/Instagram @loborgesoficial

A internação do cantor e compositor Lô Borges por intoxicação medicamentosa trouxe à tona os perigos associados ao uso inadequado de remédios. Mas o que exatamente define essa condição? A intoxicação medicamentosa é descrita por órgãos de saúde como um evento adverso grave, resultante do uso incorreto, irracional ou excessivo de medicamentos.

Essa condição é classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um tipo de "evento ou reação adversa", definido como um "efeito nocivo não esperado". Embora possa manifestar-se de forma leve, a intoxicação por medicamentos representa um sério risco à saúde.

O que causa a intoxicação medicamentosa?

A principal causa, segundo a Anvisa, é o "uso irracional ou inadequado de medicamentos". Diversos fatores contribuem para esse quadro:

  • Automedicação: Utilizar remédios sem orientação médica é uma das causas mais comuns. Essa prática pode resultar em dosagens erradas, uso de substâncias inapropriadas ou mascaramento de sintomas de doenças mais graves. A Agência Brasil alerta que a automedicação pode levar ao "agravamento de doenças, resistência bacteriana, dependência química e até a morte";
     
  • Polifarmácia: O uso simultâneo de vários medicamentos pode gerar interações perigosas entre eles, potencializando efeitos adversos;
     
  • Erros na dosagem: Não seguir corretamente a prescrição médica quanto à quantidade ou frequência da medicação aumenta o risco de intoxicação;
     
  • Ingestão acidental: É a causa mais frequente de intoxicação medicamentosa em crianças, segundo a Agência Brasil;
     
  • Subuso ou uso excessivo: Tanto a utilização de doses menores que as recomendadas (subuso) quanto o excesso podem trazer riscos à saúde.

Quais os riscos e consequências?

As consequências podem ser severas, impactando diretamente a saúde do paciente. A Anvisa aponta que esses eventos adversos podem levar ao "agravamento do estado de saúde da pessoa, prolongamento de períodos de internação e, em situações extremas, até ao óbito do paciente".

Lô Borges teve intoxicação medicamentosa

O caso de Lô Borges, internado em estado grave desde 17 de outubro e submetido a uma traqueostomia, ilustra a seriedade que uma intoxicação medicamentosa pode atingir. O quadro do artista, embora estável, reforça a necessidade de conscientização sobre o uso correto e racional de medicamentos.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com André Costa
Kc And The Sunshine Band - Thats The Way ( I Like It )
Carregando... - Carregando...