Wagner Moura fez um discurso emocionado ao ganhar o Globo de Ouro de Melhor Ator, pela interpretação em “O Agente Secreto”. Ele recebeu o prêmio na madrugada desta segunda-feira (12). No discurso, Wagner falou dos valores que devem ser passados para a frente, como os traumas que são passados de geração em geração.
“Obrigada Globo de Ouro, meus queridos indicados, vocês são extraordinários, compartilho isso com vocês. Obrigada Neon, time, pela amizade, Kléber Mendonça Filho, irmão, você é um gênio, meu irmão e te agradeço por isso e muitas outras coisas”, disse.
"O Agente Secreto é um filme sobre memória, a falta da memória e o trauma geracional. Eu acho que se o trauma é passado por gerações, valores também. Fique com seus valores e passe eles. Amo vocês, para todo mundo no Brasil assistindo isso agora, viva o a cultura brasileira, obrigada", agradeceu.
Quais atores Wagner Moura desbancou?
- Joel Edgerton - "Sonhos de Trem"
- Oscar Isaac - "Frankenstein"
- Dwayne Johnson - "Coração de Lutador"
- Michael B. Jordan - "Pecadores"
- Jeremy Allen White - "Springsteen: Salve-me do Desconhecido"
Sobre o que é "O Agente Secreto"?
Protagonizado por Wagner Moura, o filme se passa em Recife no ano de 1977, durante a Ditadura Militar. Marcelo, personagem de Moura, é um especialista em tecnologia que volta para sua cidade natal para tentar fazer as pazes com seu passado sombrio.
Mas esse retorno reabre cicatrizes dolorosas que se unem a um cenário de profunda repressão e autoritarismo. Logo, fica claro que Marcelo não está só buscando o passado, mas fugindo de alguém. O filme é descrito como um suspense.
O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.
Vale lembrar que “O Agente Secreto” não é baseado em fatos reais. Embora utilize referências verossímeis da cultura, da história do Brasil e de lendas urbanas conhecidas, o longa é inteiramente ficcional. A trama é criada dentro do ambiente histórico do regime militar, mas não retrata acontecimentos ou personagens reais.