A Justiça do Rio determinou que a Prefeitura de Saquarema e o Governo do Rio comprem uma prótese biônica para a escritora Roseana Murray. A decisão é da 2ª Vara de Saquarema, na Região dos Lagos.
Segundo informações divulgadas pelo âncora da BandNews FM Rodolfo Schneider, a prefeitura do município já havia adquirido uma prótese para a escritora. No entanto, o equipamento não era o indicado por especialistas e não permitia o desenvolvimento dos movimentos mínimos necessários para as atividades do dia a dia.
Diante das limitações, a escritora acionou a Justiça. A decisão judicial estabelece que o estado e o município dividam os custos de uma prótese que se aproxime funcionalmente de uma mão humana. O equipamento, classificado como prótese biônica, inclui ombro, braço e mão, sendo considerado mais adequado às necessidades da autora.
O caso envolvendo Roseana Murray ganhou projeção nacional após ser vítima de um ataque de cães em Saquarema, em abril de 2024. Desde então, passa por processo de recuperação e reabilitação. A escritora ficou internada por 13 dias e precisou amputar o braço, além de ter tido outros ferimentos.
Os tutores do pitbull chegaram a ser presos, mas respondem ao processo em liberdade por maus-tratos e lesão corporal gravíssima.
Meses após o episódio, a escritora lançou o livro "O braço mágico". A obra retrata a retrata a relação de cumplicidade entre uma avó poeta e os netos. A inspiração para escrever surgiu ainda no hospital. Na ocasião, a reação dos netos Luís e Gabi a emocionou e a incentivou a escrever o livro.