Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Hytalo Santos: primeira audiência de instrução acontece nesta terça em fórum da PB

influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Novais, participam nesta terça-feira (4) da primeira audiência de instrução e julgamento no Fórum Criminal de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. 

Na sessão, serão ouvidas testemunhas de defesa e acusação. Os influenciadores participam da audiência de forma virtual. 

A defesa deve fazer um novo pedido de habeas corpus, buscando a libertação dos influenciadores, que estão presos desde 15 de agosto. Eles respondem por tráfico de pessoas e exploração sexual infantil, após denúncias que ganharam repercussão nacional nas redes sociais, a partir de um vídeo publicado pelo youtuber Felca

Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um pedido de liminar apresentado pela defesa. Conforme os advogados dos influenciadores, a decretação da prisão preventiva foi considerada uma medida indispensável para a preservação da ordem pública e da instrução criminal.

Os advogados do casal alegavam falta de contraditório e de análise crítica nos processos que resultaram na detenção. No entanto, os ministros entenderam que não havia ilegalidade nas decisões anteriores que justificasse a revogação da prisão.

Relembre o caso 

Após o vídeo do youtuber Felca sobre “adultização” de crianças e adolescentes nas redes, Hytalo Santos se tornou alvo de uma onda de relatos e medidas judiciais. 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) conduz investigações abertas desde 2024 e, em 12 de agosto de 2025, a Justiça paraibana determinou o bloqueio dos perfis do influenciador, a desmonetização de conteúdos e a proibição de contato com adolescentes citados no processo — decisão de caráter provisório. Paralelamente, moradores do condomínio onde ele vivia denunciaram festas com menores, consumo de bebidas alcoólicas e cenas de topless. 

• Quando tudo veio à tona

Em 6 de agosto, Felca publicou um vídeo no YouTube denunciando a exploração e a “adultização” de menores em conteúdos digitais. Entre alguns exemplos, ele citou a rotina de Hytalo Santos, que já era investigado pelo MPPB desde 2024 por suposta exploração de adolescentes em vídeos com conotação sexual. Após a repercussão, perfis de Hytalo foram derrubados no Instagram, e a pressão pública aumentou sobre as autoridades. Diversos políticos apresentaram propostas de lei para regulamentar tais conteúdos. Inclusive, Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, falou sobre a urgência de regulamentar as redes sociais, em geral.

• Conteúdos criados

O material descreve o uso frequente de crianças e adolescentes em quadros de dança, conversas de cunho íntimo e situações vistas como sexualizadas. O tema da “adultização” — quando comportamentos e estéticas adultas são impostas a menores para entreter e engajar — ganhou atenção e levou a novas queixas formais. 

• Medidas judiciais após a onda de denúncias

No dia 12 de agosto, a Justiça da Paraíba acolheu pedido do MPPB e mandou suspender todos os perfis de Hytalo, desmonetizar vídeos e proibiu contato do influenciador com adolescentes citados, em decisão provisória. Há também pedido para suspender a autorização de uma empresa de rifas e sorteios ligada ao produtor de conteúdo.

Quem é Hytalo Santos 

Hitalo José Santos Silva, mais conhecido apenas como Hytalo Santos, tem 27 anos e é natural de Cajazeiras, no interior da Paraíba. Ele começou na internet em 2018 publicando vídeos de dança, especialmente de brega funk, ritmo que estava estourado na época.

As danças gravadas com menores de idade, muitas delas com pouca roupa, começaram a fazer sucesso e Hytalo passou a ganhar dinheiro ao divulgar os vídeos nas redes sociais.

Com o passar dos anos, ele criou uma casa apelidada de "mansão" e levou algumas crianças para morar com ele, com a permissão dos pais. O influenciador apelidou o grupo de "filhos", que eram jovens em situação de vulnerabilidade social, a quem ele oferecia suporte financeiro, moradia, alimentação e educação. Em troca, eles aparecem em seus conteúdos.

Uma das adolescentes que foi mostrada pelo influenciador, Kamyla Maria Silva, conhecida como Kamylinha, causou polêmica ao anunciar que estava grávida. Aos 17 anos, ela tem um relacionamento com Hyago Santos, irmão de Hytalo. O caso ocorreu em maio de 2025.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com André Costa
Shannon - Let The Music Play
Carregando... - Carregando...