A mineira Gabriela Botelho é a grande campeã da 64ª edição do Miss Brasil Mundo. O concurso, realizado ontem (1), no Teatro Caesb, em Águas Claras (DF), marcou a consagração da trajetória da modelo. Representando o estado de Sergipe, Gabriela garantiu a vaga para disputar a coroa internacional no Miss Mundo 2026, que terá sede e data anunciadas em breve.
Formada em design de moda e com ensino médio técnico em administração, Gabriela é modelo desde os 4 anos e hoje atua também como empresária. Ela fundou uma marca de moda praia focada em diversidade, uma resposta direta às dificuldades que enfrentou no início da carreira. Por ter centímetros a mais de quadril e não se enquadrar nos padrões estéticos rígidos do mercado convencional, a influenciadora chegou a sofrer distúrbios alimentares e enfrentou um quadro de depressão devido às críticas recebidas.
A vitória deste ano é o resultado de persistência no circuito dos concursos de beleza, iniciado por ela em 2019. Esta foi a segunda tentativa de Gabriela na franquia Miss Brasil Mundo; em 2021, ela conquistou o terceiro lugar. Ao todo, foi a quarta vez que a mineira buscou um título nacional. Em 2023, tentou o Miss Brasil Universo como Miss Belo Horizonte, sua cidade natal, mas não venceu o estadual. No mesmo ano, foi convidada para representar Sergipe na mesma franquia, chegando ao Top 7 da final nacional.
Agora, com o título de Miss Brasil Mundo 2026, Gabriela foca na preparação para o certame global.