Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Tocando agora
A FM dos Grandes Momentos
Ouça nossa programação
JulimBrazil

JulimBrazil

Programação Melody 94.1
Baixe nosso app
Fraude no INSS: ministro exonera ‘número 2’ da Previdência que foi preso

ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, determinou a exoneração do secretário-executivo da pasta, Adroaldo Portal, que foi preso durante a nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18). 

procurador-federal Felipe Cavalcante e Silva, atual consultor jurídico do ministério, assume a função de secretário-executivo.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Previdência Social, por meio de nota. 

“O Ministério da Previdência Social e o INSS permanecerão contribuindo ativamente com as investigações e atuando para recuperar os recursos desviados por esse esquema que começou no governo anterior, mas foi interrompido neste governo”, informou a pasta. 

A ação da Polícia Federal investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Além de Adroaldo PortalRomeu Carvalho Antunes, filho do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, que ficou nacionalmente conhecido como “Careca do INSS”, também foi preso na operação. 

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) também é alvo de mandados de busca e apreensão, em endereços ligados ao parlamentar em Brasília e no Maranhão. 

Operação Sem Desconto 

Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

Conforme a Polícia Federal, as ações desta quinta-feira, que contam com a colaboração da Controladoria-Geral da União (CGU), visam aprofundar as investigações da operação Sem Desconto e “esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”. 

Quem é Adroaldo Portal 

O jornalista de 55 anos de idade tem 23 anos trabalhando no Congresso Nacional. Desde 1999, já atuou como gestor das equipes de assessoramento técnico no cargo de Chefe de Gabinete da Liderança da Bancada do PDT na Câmara dos Deputados. Exerceu a mesma função no Senado Federal.

Antes da secretaria da Previdência, Adroaldo foi chefe de gabinete e secretário-executivo substituto do Ministério das Comunicações durante a gestão de Dilma Rousseff. Nessa época, presidiu o Conselho de Administração dos Correios e foi, ainda, conselheiro fiscal da Telebras.

Adroaldo também ocupou a chefia de gabinete da liderança do PDT no Senado durante a Reforma da Previdência, função que repetiu na Câmara dos Deputados, o que mostra a forte ligação com o partido que desembarcou do governo.

O número 2 da Previdência também foi chefe de gabinete do senador Weverton Rocha (PDT-MA), também alvo da operação da PF nesta quinta-feira (18).

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com JulimBrazil
A FM dos Grandes Momentos - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...