
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália. O deputado italiano Angelo Bonelli, um dos maiores defensores da extradição da parlamentar brasileira, disse em seu perfil no X (antigo Twitter) que encontrou o local onde a deputada está e passou a localização para a polícia local.
“Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à Polícia. Neste momento a Polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli.
A deputada brasileira anunciou em 3 de junho que havia deixado o País para realizar um tratamento médico e que pediria licença do mandato – o que ainda não aconteceu. Em maio, ela foi condenada por dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter orquestrado a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. Dois dias depois da fuga, seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol.
De acordo com as investigações, o hacker Walter Delgatti Neto inseriu, sob suas ordens, um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. "Expeça-se o mandado de prisão em desfavor de mim mesmo, Alexandre de Moraes. Publique-se, intime-se e faz o L", dizia o documento falso. A deputada também responde a outra investigação no Supremo por ter perseguido um homem munida de um revólver antes das eleições de 2022.