
A temporada de tomates mais baratos está prestes a acabar: em quase todos os mercados atacadistas do Brasil, os preços médios já subiram nesta semana. O Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea/USP) apontou que alguns tipos de tomate, como o Longa Vida, já registrou uma alta de 27,9% nesta semana em relação ao período anterior. Nos últimos meses, os preços do tomate, em baixa, ajudaram a controlar a inflação brasileira.
De acordo com os técnicos, a alta deve-se ao fim da safra e a menor quantidade de frutos que estão sendo distribuídos no mercado. No Rio de Janeiro, a caixa do tomate está cotada em R$ 75 e em Belo Horizonte (MG), R$ 76.
Em regiões que possuem uma grande produção de tomate, como Itaocara e São José de Ubá, ambas no Rio de Janeiro, a safra de tomates já está praticamente encerrada. Em Minas Gerais, nas regiões de Pará de Minas, Araguari e Pimenta, a colheita caminha para os últimos dias e os produtores não conseguem atender toda a demanda dos mercados atacados na região.
Já em São Paulo, na região de Sumaré, os produtores começaram a colher a segunda parte da safra de inverno, mas o volume também não atender a demanda. Segundo o relatório do Cepea, a tendência é que, nas próximas semanas, a oferta das regiões da segunda parte da safra de inverno aumente, compensando ao menos parte da redução das outras praças.