Após cinco anos de intensa batalha judicial e desentendimentos familiares, a disputa pela herança do apresentador Gugu Liberato chegou a um acordo. A mãe dos três filhos de Gugu, Rose Miriam di Matteo, renunciou à ação de reconhecimento de união estável, e a fortuna, avaliada em mais de R$ 1,4 bilhão, será dividida conforme a vontade expressa no testamento.
Gugu morreu em novembro de 2019, e seu testamento destinava 75% do patrimônio para os três filhos — João Augusto, Sofia e Marina — e 25% para seus cinco sobrinhos. Rose Miriam não foi incluída no documento, o que motivou a ação de reconhecimento de união estável.
A disputa, que dividiu a família, chegou a criar um distanciamento entre os filhos: João Augusto, o mais velho, de 23 anos, manteve-se ao lado da tia e inventariante Aparecida Liberato na defesa da vontade do pai, enquanto as gêmeas Sofia e Marina, de 20 anos, ficaram ao lado da mãe.
Em entrevista ao Fantástico, João Augusto desabafou sobre o período: "5 anos foram anos difíceis. Eu fiquei muito surpreso com o que aconteceu. Meu pai era uma pessoa super discreta... e era como se fosse a imagem do meu pai, aquilo tudo que ele construiu, tava indo por água abaixo."
A virada no caso aconteceu em maio deste ano, quando João Augusto tomou a iniciativa de buscar a união familiar. Em agosto, Rose Miriam renunciou ao processo de união estável, explicando:
"Eu comecei a perguntar a Deus: qual é o sentido disso tudo? Não é provar que eu fui companheira, eu não preciso provar isso para ninguém. Então, eu quis pôr um ponto final para que meus filhos pudessem dar início à vida na divisão desse patrimônio que o Gugu deixou com tanto carinho para eles."
Com o testamento respeitado, os três filhos decidiram amparar a mãe. Eles depositaram parte da herança em um Fundo de Investimento internacional que gera um rendimento mensal, depositado diretamente na conta de Rose Miriam.
Rose se sente "muito bem hoje financeiramente, tô segura, vou envelhecer de uma forma materialmente falando de uma forma digna."
Em comunicado, os advogados da família de Gugu e de Rose Miriam afirmaram que "Marina, Sofia e João Liberato expressam o reconhecimento e a gratidão pela dedicação e atuação de Aparecida Liberato, atestando sua honestidade e probidade". Aparecida, inclusive, renunciou à sua parte na herança.
Ainda sobre a vontade do pai, João Augusto expressou o desejo de seguir os passos de Gugu na televisão: "Você tem vontade de ser apresentador de televisão, por exemplo? Eu tenho. Meu pai também tenho certeza que ficaria muito orgulhoso."
O fim da disputa pela herança permite que, nas palavras de Rose Miriam, "o Gugu possa descansar agora."