O governo dos Estados Unidos promove uma mudança na concessão de vistos, determinando que as embaixadas levem em conta a saúde de quem pretende entrar em território americano. A nova diretriz da Casa Branca foi enviada no começo do mês aos consulados e embaixadas ao redor do mundo.
A partir da nova orientação, o agente consular pode vetar a concessão de vistos para pessoas com determinadas condições médicas. Isso inclui doenças crônicas e comuns que afetam milhões de pessoas globalmente, como obesidade, hipertensão, diabetes, câncer ou transtornos mentais.
O governo alega que estrangeiros com essas condições apresentam um alto risco de, no futuro, se tornarem um ônus para o sistema de saúde americano.
Ampliação do Conceito de "Carga Pública"
Na prática, a nova orientação amplia o conceito de "carga pública", termo usado para identificar estrangeiros que podem depender de recursos do Estado para viver nos EUA. Antes, essa avaliação se limitava a doenças contagiosas ou condições que exigissem tratamento imediato, conforme explica o repórter Eduardo Barão, de Nova York.
Agora, a decisão de veto abrange doenças crônicas e condições médicas amplas. Caberá aos oficiais consulares decidir quem se enquadra no perfil de "carga pública". Eles poderão considerar não apenas o estado de saúde, mas também outros fatores como:
- Idade do solicitante;
- Histórico médico do indivíduo;
- Número de dependentes do solicitante.
A nova diretriz atinge tanto pedidos de visto permanente, como o green card, quanto vistos temporários de trabalho.
Reações e Casos Semelhantes
A medida já provoca reações de especialistas em imigração. Advogados alegam que a regra pode permitir decisões discriminatórias por parte dos oficiais consulares.
A postura do governo em relação à saúde e peso também é observada em outras esferas. No final de setembro, o Secretário de Guerra do governo, Pete Hegseth, assinou um memorando que prevê a demissão de militares que estiverem acima do peso. Segundo a declaração, é inaceitável ver generais e almirantes gordos dentro do Pentágono.