Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Drones provocam fechamento no aeroporto de Guarulhos (SP)
Rovena Rosa/Agência Brasil

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi reaberto após a presença de drones nos arredores interromper todas as operações de pouso e decolagem na tarde deste domingo (15). O fechamento total do espaço aéreo para voos comerciais e privados foi determinado pouco depois das 16h. Foram mais de duas horas de paralisação.

A presença desses equipamentos não autorizados no entorno de aeroportos representa um risco crítico para a segurança da aviação, podendo causar colisões graves com aeronaves em procedimentos de baixa altitude.

"O aeroporto presta assistência às companhias aéreas, em coordenação com os órgãos competentes da aviação comercial, garantindo a segurança e a fluidez das operações", informou o aeroporto.

Impactos na malha aérea e segurança

O bloqueio em Guarulhos gera um efeito cascata em diversos aeroportos do Brasil. Voos que tinham Cumbica como destino foram alternados para outros terminais, como Viracopos, em Campinas e Galeão, no Rio de Janeiro, por exemplo. Cinco aviões com destino ao aeroporto de Cumbica, foi para o aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

A legislação brasileira proíbe estritamente o uso de drones em áreas de aproximação e decolagem de aeroportos sem autorização prévia dos órgãos de controle. O uso indevido de drones que coloque em risco a navegação aérea é considerado crime, sujeito a penas de reclusão e multas pesadas.

Nota da Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou hoje (15) o fechamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos por três horas, por conta de voos de drones nas proximidades do aeródromo. Como consequência, houve 32 voos alternados – direcionados para outros aeroportos – e oito voos cancelados.

A Anac reforça que o uso de drones em áreas próximas a sítios aeroportuários pode causar acidentes e impactar diretamente a operação de voos, inclusive com cancelamentos, prejudicando muitos viajantes. A Agência alerta ainda que a prática é proibida por lei e, portanto, desrespeitá-la é crime. A Anac pede que a população redobre os cuidados nas áreas de aeroportos e não use esse tipo de equipamento, especialmente, no período do carnaval, quando há aumento de viagens aéreas no Brasil.

Drones do crime em 2025

Episódios de drones em aeroportos de grande movimentação, como o de Guarulhos, exigem a paralisação imediata por protocolos de segurança internacional.

Na metade do ano passado, drone, que era operado por traficantes de drogas, interferiu nas operações do Aeroporto Internacional de São Paulo. A PF foi acionada após a detecção do acesso indevido de indivíduos à área restrita do aeroporto. Durante a ação, foram apreendidas três caixas contendo substância entorpecente (cocaína) com peso total de 160 quilos.

A reportagem apurou que os suspeitos pretendiam embarcar a droga clandestinamente em aviões com destino ao exterior. Um agente da segurança do aeroporto viu quando um carro parou e seus ocupantes jogaram três pacotes para três pessoas que estavam na parte interna do aeroporto. A PF foi acionada e os homens fugiram, deixando a droga para trás. O drone foi usado para monitorar a ação policial.

Investigações apontam que os criminosos são de uma comunidade do lado do aeroporto e usam um caminho secreto para chegar até a área restrita. Um trecho curto, mas suficiente para tentar burlar toda a segurança do terminal. 

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com Claudinho
Phil Collins - Sussudio
Carregando... - Carregando...