
Celebrado mundialmente na segunda sexta-feira de outubro, o Dia do Ovo foi criado pelo International Egg Commission em 1996 para valorizar um dos alimentos mais consumidos e versáteis do planeta. No Brasil, a data ganha destaque com ações do Instituto Ovos Brasil, reforçando os benefícios nutricionais e culturais dessa proteína que alimenta milhares de lares pelo país. A estimativa é de que em 2025 cada brasileiro consuma, em média, 288 ovos, 19 unidades a mais que em 2024. Já em 2026, a projeção é de 306 unidades por pessoa.
Segundo dados de 2025 da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking mundial de consumo de ovos. A produção de ovos no país deve chegar a 62 bilhões de unidades neste ano, 7,5% a mais que o registrado no ano passado. Já as exportações de ovos, o Brasil exportou 13 mil toneladas de ovos entre janeiro e abril deste ano, alta de 133,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O que demonstra o potencial produtivo do Brasil e a importância deste alimento no dia a dia, que possui uma cadeia produtiva cheia de tecnologia e ciência, até chegar na mesa da população.
Apesar de ser reconhecido como um dos alimentos mais completos e acessíveis, o ovo ainda é cercado por equívocos e crenças populares. Informações sem base científica acabam confundindo a população e dificultando escolhas alimentares mais conscientes. Por isso, o Dia Mundial do Ovo também serve como um convite para reforçar o papel da ciência e da tecnologia em esclarecer mitos, valorizar a produção responsável e aproximar o consumidor da realidade do campo.
“O crescimento da produção e das exportações mostra a força do Brasil quando falamos em ovos. Mas tão importante quanto esse potencial é garantir que informações confiáveis cheguem até a população. Na Zoetis, acreditamos que valorizar o ovo é também valorizar o trabalho das pessoas no campo e a ciência que sustenta a avicultura moderna, aproximando o consumidor da realidade de um alimento seguro e nutritivo”, afirma Bárbara Guzzon, Coordenadora Nacional para o segmento de poedeiras comerciais na Zoetis.
Curiosidades sobre o ovo:
1. A cor da casca não muda a qualidade nutricional do ovo:
Ovos brancos e marrons têm praticamente os mesmos nutrientes. Ambos possuem a mesma qualidade nutricional. A cor só depende da raça da galinha.
2. Ovo é um superalimento:
Ele é fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas (A, D, E, B12) e minerais importantes como ferro e selênio.
3. Os ovos do mercado vêm de galinhas de postura comercial:
Galinhas de postura comercial são criadas especialmente para botar ovos em grande quantidade e regularidade, podendo chegar a mais de 300 ovos por ano.
4. O bem-estar da galinha influencia a qualidade do ovo:
Quando recebem o manejo correto, as galinhas produzem ovos mais saudáveis e com maior regularidade.
5. A produção de ovos no Brasil segue padrões de biosseguridade rigorosos:
Medidas sanitárias e de controle de doenças ajudam a garantir que o ovo chegue seguro e nutritivo até o consumidor.