Lançado em agosto do ano passado, o Cuidar+On, programa de telemedicina da Prefeitura de Ribeirão Preto, chega a 2026 consolidado como uma das principais portas de entrada do SUS no município. Em apenas cinco meses, entre agosto e dezembro, foram realizadas 82.039 teletriagens e 54.520 teleconsultas, totalizando mais de 136 mil atendimentos.
Além do volume expressivo, os dados destacam o atendimento psicológico on-line, que cresceu 113% no período, saltando de 749 para 1.597 atendimentos. O avanço reflete a maior conscientização sobre a importância da saúde mental e a redução de barreiras de acesso, como deslocamento e estigma.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho, a proposta do programa é facilitar o primeiro contato do cidadão com o sistema de saúde. Após a teletriagem, quando há indicação clínica, o paciente é encaminhado para a teleconsulta médica, na qual o profissional pode emitir receitas e atestados, documentos com validade legal.
“A estratégia tem contribuído para desafogar as unidades presenciais, ao mesmo tempo em que amplia o acesso da população a orientações rápidas e seguras”, afirmou.
O Cuidar+On oferece consultas com clínico geral, enfermeiros e psicólogos à distância, 24h por dias, todos os dias da semana, reduzindo deslocamentos e agilizando o acesso da população.
Para ter acesso, é preciso ter o cadastro atualizado em uma unidade de saúde. Os usuários passam por uma triagem com enfermeiros que definem, de forma responsável, se o atendimento pode ser feito por vídeo ou se há necessidade de encaminhamento para atendimento presencial em unidade de saúde.

Serviço
App Cuidar+On
Disponível no Google Play e App Store
Whatsapp/ligações: 0800-888-7812