Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Comércio inicia buscas por temporários de fim de ano com foco em proatividade
Foto: Steve Buissinne para Pixabay

A busca por reforços no comércio para a temporada de vendas de fim de ano já está em andamento, mas as vagas temporárias se mostram mais disputadas e exigem um novo perfil de candidato. Lojistas buscam, acima de tudo, disposição, proatividade e comprometimento, características que se tornam o grande diferencial para a contratação.

O setor varejista se mobiliza para atender ao aumento da demanda no Natal. João Cleber de Sousa, supervisor de uma loja, afirma que precisa de mais três funcionários e ressalta a necessidade de tempo para treinamento, mas prioriza o comprometimento do trabalhador. "Tem que ter tempo para treinar para o Natal, mas tem que ter comprometimento", declara.

A dificuldade na contratação é relatada por Lizandra Serafin, lojista que abriu duas vagas temporárias no início do mês e ainda não conseguiu preenchê-las. Segundo ela, a maior dificuldade reside na postura dos candidatos. "A dificuldade é o comprometimento deles, até marcamos algumas entrevistas de emprego que chegou na hora e o candidato não veio", relata Lizandra.

Porto Alegre registra queda na intenção de contratação
Na capital gaúcha, o cenário de contratação para o fim de ano apresenta uma mudança significativa. Em 2024, a maioria das lojas reforçou as equipes para as vendas de Natal. Entretanto, neste ano, menos de um terço dos estabelecimentos demonstra intenção de contratar.

A pesquisa realizada pelo Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Porto Alegre revela que haverá maior competição pelas vagas temporárias. Diante da redução no volume de contratações, o candidato que demonstra proatividade e disposição sai na frente no processo seletivo.

Victor Pires, porta-voz do Sindilojas Porto Alegre, explica que houve uma inversão na prioridade das características buscadas pelos empregadores, com foco no perfil comportamental. "Até o ano passado, nós víamos muito o técnico, você saber gerenciar o caixa, estoque, isso mudou. Foram para questões comportamentais: proatividade, disposição, simpatia. Experiência do consumidor", afirma.

O comércio busca principalmente vendedores, profissionais para trabalhar no estoque e operadores de caixa. Para os contratados, o trabalho temporário pode se converter em uma oportunidade definitiva.

No último Natal, um terço das lojas de Porto Alegre efetivou os empregados temporários. O jovem Yuri, que completou um mês no emprego novo, expressa confiança de que conseguirá a efetivação ao final do período.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Programação Melody 94.1 com Claudinho
Rita Lee - Lanca Perfume
Carregando... - Carregando...