
O Dia das Crianças se consolida como a terceira data mais importante para o comércio varejista do país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Neste ano, a expectativa de otimismo é alta: cerca de 70% dos consumidores pretendem ir às compras, injetando quase R$ 17 bilhões na economia, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil
A pesquisa aponta que 37% dos consumidores planejam gastar mais do que gastaram na mesma data no ano passado.
Alerta para o endividamento
Apesar do otimismo no comércio, o levantamento acende um alerta para o endividamento das famílias. A pesquisa mostra que 27% dos entrevistados admitem que, no passado, gastaram mais do que poderiam na data. Para 2024, a situação financeira continua preocupante para uma parcela dos consumidores: 12% pretendem deixar de pagar alguma conta para garantir a compra dos presentes.
O economista Eduardo Coutinho destaca a importância do planejamento financeiro para evitar o descontrole das finanças. Segundo ele, o consumidor deve avaliar a capacidade de pagamento antes de assumir a despesa. "A fatura vem depois... quanto de dinheiro tem disponível para essas despesas? A partir daí toma-se a decisão do que vai ser comprado... avaliar se é capaz de pagar a despesa que está pretendendo assumir", explica o economista.
O expressivo volume de vendas impulsionado pela data reforça a avaliação de Eduardo Coutinho de que a data se converte na terceira principal data do comércio, aquecendo significativamente o varejo.