A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para a chegada de um ciclone extra-tropical e para a formação de tempestades entre hoje e amanhã. O fenômeno deve provocar chuvas fortes, queda de granizo e rajadas de vento de até 115 km por hora no litoral norte paulista.
Na Baixada Santista, no Vale do Ribeira e em Itapeva, as rajadas podem chegar a 110 km por hora. Segundo o governo estadual, as Defesas Civis de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro vão atuar de forma integrada para acompanhar o deslocamento do ciclone em tempo real.
Com maior potencial de tempo severo a partir de amanhã, a Defesa Civil paulista deve mobilizar um gabinete de crise para monitorar a situação.
O sul do país também está em alerta. No Rio Grande do Sul, o ciclone deve atingir o estado entre esta sexta-feira e o sábado, com previsão de chuva forte, ventos intensos e risco de transtornos em várias regiões.
A Defesa Civil gaúcha prevê rajadas acima de 100 km por hora e acumulados de até 150 milímetros de chuva em alguns pontos. Em Porto Alegre, a prefeitura mantém equipes mobilizadas de forma preventiva. O alerta é válido das seis horas da manhã de sexta até o meio-dia de sábado.