Melody 94.1 - A FM dos Grandes Momentos
Tocando agora
A FM dos Grandes Momentos
Ouça nossa programação
Paulo Pucci

Paulo Pucci

Playlist Melody
Baixe nosso app
Casos de picada de escorpião ultrapassam 152 mil no Brasil

Com as temperaturas mais altas em boa parte do país, a aparição de escorpiões se torna mais comum. O animal, que possui veneno com potencial letal, aparece de forma traiçoeira e pode causar sérias complicações de saúde. Um dos principais fatores que atraem esses animais perigosos é o acúmulo de lixo.

A empreendedora Bruna Damasceno vivenciou essa situação ao limpar sua casa. Ao pegar um dos panos para colocar no tanque, ela viu o escorpião em sua mão. "Sacudi, joguei longe e matei com chinelo. Fiquei em dúvida se havia sido picada ou não, já que não senti nada", relata. Pouco tempo depois, Bruna sentiu formigamento no local da picada e precisou buscar atendimento médico.

Dados Preocupantes e Soro Antiescorpiônico

O número de casos de picadas de escorpião no Brasil é alarmante. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até outubro, foram registrados mais de 152,5 mil casos em todo o país. O volume é pouco inferior ao total registrado no ano passado, que somou 201,3 mil.

Só no estado de São Paulo, já são mais de 34 mil casos com o registro de duas mortes. Há uma preocupação de que esses números aumentem, visto que os escorpiões ficam mais ativos no verão por causa das temperaturas elevadas e das chuvas.

O Coordenador de Produção de Soros, Thiago Mathias Chiariello, do Instituto Butantan, em São Paulo, explica que o veneno do escorpião age no corpo da pessoa picada. O Instituto Butantan é responsável pela produção dos soros contra a picada de escorpião, que são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para hospitais e unidades de saúde administrados pela rede pública.

Em caso de picada de escorpião, a orientação principal é procurar atendimento médico imediatamente, sem esperar para ver o que pode acontecer.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Playlist Melody com Paulo Pucci
A FM dos Grandes Momentos - Ouça nossa programação
Carregando... - Carregando...