
Um brasileiro está entre os feridos no acidente envolvendo o descarrilamento de um bondinho em Lisboa, em Portugal. A informação foi divulgada pelo jornal português Público.
Segundo a publicação, o brasileiro foi atendido no hospital Amadora-Sintra e já foi liberado. O consulado brasileiro em Lisboa declarou à reportagem que ele foi atendido rapidamente, sofreu ferimentos leves e foi liberado após atendimento médico.
Além disso, o consulado também informou que está entrando em contato com todos os hospitais da região de Lisboa para obter mais informações.
Após o acidente, o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, informou que tomou conhecimento, com pesar, do descarrilamento do Elevador da Glória. Ao expressar condolências às famílias das vítimas, o Itamaraty manifestou solidariedade ao governo e ao povo de Portugal.
“O Consulado-Geral em Lisboa permanece à disposição para prestar assistência aos cidadãos brasileiros e familiares por meio do plantão consular (+351 962 520 581)”, destacou o Itamaraty em comunicado.
A reportagem do Band.com.br entrou em contato com o Consulado-geral do Brasil em Lisboa e aguarda retorno.
No total, 16 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas, sendo que cinco estão em estado grave.
O que se sabe sobre o acidente?
O funicular, usado tanto por moradores quanto por turistas, descarrilou às 18h05 do horário local (14h05 em Brasília). Imagens mostram que o bondinho tombou em um local onde o trilho faz uma curva e ficou gravemente danificado, com suas laterais e parte superior amassadas.
De acordo com testemunhas que falaram com a mídia local, o bondinho desceu a ladeira aparentemente fora de controle e colidiu com um prédio.
Uma investigação sobre as causas do acidente foi iniciada. Há duas hipóteses circulando na mídia portuguesa: rompimento de um cabo de tração e falha nos freios.
Entres as vítimas do acidente estão 11 estrangeiros, sendo dois alemães, dois espanhóis, além de cidadãos da França, Itália, Suíça, Canadá, Coreia do Sul, Marrocos e Cabo Verde. O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, afirmou que por ora não há nenhum brasileiro entre as vítimas.
Autoridades lamentam acidente
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ofereceu suas condolências às famílias afetadas. "O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes", afirmou.
Na plataforma X, antigo Twitter, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que os franceses estão com os portugueses nesse momento de luto. “As nossas condolências às famílias enlutadas e a nossa solidariedade para com Portugal”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também ofereceu suas condolências. "É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso Elevador da Glória", escreveu ela em português no X.
O que é o Elevador da Glória?
Inaugurado em 1885, o funicular liga uma área do centro de Lisboa, perto da Praça dos Restauradores, ao Bairro Alto, famoso pela sua animada vida noturna.
A linha da Glória é uma das três linhas de funicular operadas pela empresa municipal de transporte público Carris. De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, a linha da Glória transporta cerca de 3 milhões de pessoas por ano.
A Câmara Municipal determinou também a suspensão do funcionamento das outras duas linhas, Elevador da Bica e Elevador da Lavra, até que as condições de segurança estejam garantidas.